AGERGS elege Conselheiro-Presidente para o período 2020-2021

AGERGS elege novo Conselheiro Presidente Senna
Luiz Afonso Senna foi eleito em Sessão Extraordinária realizada via videoconferência nesta quinta, 25. - Foto: ASCOM AGERGS/Cíntia Esther Fuchs
Por ASCOM AGERGS

Na tarde de quinta-feira (25), em Sessão Extraordinária nº 29/2020 online realizou-se a eleição do novo Conselheiro-Presidente da AGERGS - Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul - Luiz Afonso Senna, com o mandato para o período 2020-2021, que começará a partir do dia 11. Foi necessária uma nova eleição devido ao fato do mandato de Conselheiro do então Conselheiro-Presidente Luiz Dahlem expirar em 11 julho de 2020.

Senna ressaltou sua alegria em receber o cargo e falou sobre a importância de presidir a Autarquia. "É um privilégio poder fazer parte da AGERGS, particularmente em um momento histórico em que a delegação de serviços públicos adquire dimensão e relevância ainda maior. Nossa meta permanente é a credibilidade, baseada no conhecimento técnico e na transparência, garantindo a estabilidade e harmonia dos mercados regulados", afirma o empossado Conselheiro-Presidente da AGERGS, Luiz Afonso Senna.

A sessão, realizada online, que reuniu Conselheiros, Diretores técnicos e servidores da Agência, está disponibilizada no canal do YouTube AGERGS TV e divulgada, também, nas mídias sociais.

.

Senna é Pós-Doutorado pela University of Oxford (Inglaterra); PhD em Transportes pela University of Leeds (Inglaterra); Mestre em Transportes pela COPPE/UFRJ e Engenheiro Civil pela UFRGS. Entre vários cursos no exterior na área de transportes, Senna é professor titular na Escola de Engenharia da UFRGS. Destaca-se na sua carreira os seguintes cargos:

• 2015-2018: Foi Coordenador estudo regulação dos serviços de praticagem - Secretaria de Portos da Presidência da República;

• 2014-2018: Foi Coordenador do Plano Estadual de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul;

• 2013: Foi Coordenador 2º Ciclo de debates sobre infraestrutura de transportes - Comissão de Infraestrutura do Senado Federal;

• É Consultor do Banco Mundial desde 2010;

• 2005-2010: Foi Secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Diretor-Presidente da Empresa de Transporte e Circulação – EPTC;

• 2002-2003: Foi Diretor Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.

Além de atuar como Consultor de empresas privadas e de organizações públicas nas três esferas de governo, tendo participado estudos e projetos em planejamento e economia dos transportes no Brasil, México, Peru, Colômbia e Costa Rica. Entre várias distinções, é autor dos livros: (Rodovias Auto-sustentadas: O Desafio do Século XXI; e Economia e Planejamento de Transportes).