Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

AGERGS realiza fiscalização técnica em redes de abastecimento de água no interior do Estado

Inspeções verificaram o cumprimento dos parâmetros de pressão nas redes de abastecimento

Publicação:

Modelo   Site paisagem
Secretário municipal Valdenir Cadore com os especialistas em regulação, Vagner Godoy e Ivando Stein, em Frederico Westphalen
Por Érica Sena

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) realizou entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2025 fiscalizações técnicas de pressão nas redes de abastecimento de água nos municípios de Carazinho, Frederico Westphalen e Alpestre.

O objetivo das inspeções foi verificar se a concessionária está cumprindo o que determina o Regulamento de Serviços de Água e Esgoto (RSAE Unificado), aprovado pela Resolução Normativa nº 66/2022. O artigo 40 da norma estabelece que o abastecimento deve garantir pressão dinâmica mínima de 10 metros de coluna d' água (m.c.a) e pressão estática máxima de 50 m.c.a, medidas diretamente no hidrômetro.

As fiscalizações foram conduzidas pelo Diretor Adjunto da Diretoria de Saneamento e Irrigação (DSI), Vagner Godoy e pelo Engenheiro Especialista em Regulação Ivando Stein. Durante as vistorias foram realizadas medições de pressão em diversos pontos das redes de abastecimento, de forma amostral, para avaliar o desempenho do sistema e verificar o atendimento aos parâmetros técnicos exigidos.

Modelo   Site Retrato
Carazinho, município da região Noroeste do Rio Grande do Sul

Nos locais onde foram identificadas oscilações ou valores fora do padrão, a AGERGS requisitará à CORSAN o monitoramento contínuo da pressão com o uso de dataloggers (equipamentos que registram dados em tempo real). Esse acompanhamento deverá durar pelo menos sete dias, com registros feitos a cada 15 minutos, permitindo uma análise detalhada das variações no fornecimento de água.

As ações fazem parte do Plano de Atividades e Metas 2025,  coordenado pela Diretoria de Saneamento e Irrigação e integram o acompanhamento periódico dos serviços prestados pela CORSAN.

Modelo   Site Retrato (1)
Município Frederico Westphalen

Com essas ações, a AGERGS reforça seu compromisso com a qualidade e a regularidade dos serviços de saneamento básico oferecidos à população gaúcha. A fiscalização técnica é uma ferramenta fundamental para garantir transparência, eficiência operacional e segurança hídrica, assegurando que a concessionária cumpra as normas e o contrato de concessão.

AGERGS