AGERGS realiza o XV Encontro de Gestão do Saneamento

XV Encontro de Gestão Associada do Saneamento
Por CORSAN

Ocorreu nesta quarta-feira, 29, o XV Encontro de Gestão Associada do Saneamento, evento promovido anualmente pela Agergs - Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul, para a apresentação de seu relatório de atividades. No mesmo evento, a Corsan normalmente faz sua prestação de contas aos municípios atendidos e regulados pela Agência.

Na abertura, a Secretária Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura Marjorie Kauffmann, destacou que não é a toa que a Corsan está entre as vinculadas da Secretaria, uma vez que o saneamento tem papel fundamental na questão ambiental e também na infraestrura. Ainda salientou que a legislação do saneamento mudou justamente com o objetivo de atender à uma necessidade e anseio claros da sociedade.

Em sua manifestação, o presidente da Agergs Luiz Afonso Senna, afirmou que a Corsan é uma grande companhia e que ao longo da vida de uma concessão, temos surpresas e precisamos estar preparados. “A Agergs tem o compromisso com a eficiência e com a qualidade e temos um elemento que consideramos muito importante que é a governança”. Assim, podemos garantir a seriedade do nosso trabalho.
O relatório da Agergs foi apresentado pelo diretor de Qualidade, Ricardo Citolin, que citou a importancia do regulador nos processos de atendimento à sociedade, garantindo um acompanhamento qualificado.
A Superintendente de Relações Institucionais da Corsan Samanta Takimi, fez uma retrospectiva do que a Companhia realizou no ano de 2021. Além de mostrar os principais indicadores monitorados pela Agergs, Samanta salientou a evolução no processo educacional e de planejamento com o apoio de empresas qualificadas de consultoria, culminando na transformação interna para cumprir as exigências do setor.

Como destaques, apresentou o enfrentamento à estiagem; a gestão do ciclo hidrológico - com a parceria com a Climatempo; a de resíduos; e as melhorias implantadas no atendimento ao cliente. Também falou sobre o Solutrat, serviço que vai contribuir para viabilizar a universalização; os indicadores de sustentabilidade energética; e as práticas de governança. “Não poderíamos deixar de falar sobre o caminho para a universalização, considerando a evolução da estratégia na busca do atendimento de um ousado plano de investimentos de R$ 11,6 bilhões no período de 2022-33. A Corsan está trabalhando para mudar sua forma de agir e ter a garantia de uma entrega mais qualificada. Sabemos que a regulação sempre foi um papel importante. Sabemos do nosso papel social. Todos querem qualidade de vida e estamos buscando nos qualificar para isso”, concluiu.

No encerramento do evento, o diretor-presidente Roberto Barbuti, salientou que historicamente a Corsan apresentou déficits de entrega e que a Agergs é testemunha destas dificuldades e da procura pela superação.
“O desafio que se coloca a nossa frente é enorme e nos leva a uma transformação. A Corsan tem um planejamento e uma ambição de ser protagonista neste cenário. Em vários pontos já estamos tomando a liderança, mas também vivemos o ônus de ser a primeira e isso pode ser encarado como uma oportunidade”.

O presidente ressaltou a importância de se construiur parcerias, tais como a da PPP da RMPA, cujas operações estão adiantadas no cronograma estabelecido; além dos stakeholders de maneira geral e em especial, a parceria com a Agergs, que tem na governança um grande diferencial, oferecendo a segurança do processo. “A Corsan está buscando se reinventar, se transformar e melhorar suas entregas. Temos muita confiança no trabalho da Agergs, agradecemos a interlocução sempre aberta, com muita transparência e muito tecnicismo”, reforçou Barbuti.