Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Parcerias e Concessões
Início do conteúdo

Congresso debaterá PPPs, regionalização e perdas no saneamento

Publicação:

card informando que Congresso debaterá PPPs, regionalização e perdas no saneamento
Congresso debaterá PPPs, regionalização e perdas no saneamento - Foto: AGERGS

No último dia do XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª Expo ABAR, os três painéis que têm o saneamento no foco das discussões colocam em debate a participação do setor privado nos empreendimentos; a prestação de serviços em blocos; e a redução das perdas. O evento, uma iniciativa bianual da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) prevista para de 10 a 12 de novembro, será exclusivamente presencial e devera reunir, em Foz do Iguaçu (PR), 1 mil participantes.

O primeiro debates da sexta-feira (12/11), PPP e concessões: participação do setor privado no setor de saneamento, a partir das 10h15, terá como moderador o engenheiro civil Luiz Afonso Senna, presidente da Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul). Como painelistas, participarão Carlos Roberto de Oliveira, diretor administrativo e financeiro da ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí); e Carlos Nascimento, consultor especialista em finanças públicas e PPPs (parcerias público-privadas).

Levantamento publicado pelo SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) em 2019 indica que a universalização dos serviços, prevista para até 2033 no marco legal do setor, demandará o investimento de R$ 753 bilhões, dos quais R$ 500 bilhões só para a expansão da rede de água e esgoto. Esse mesmo estudo mostra que a participação da iniciativa privada nos serviços de saneamento nos municípios alcança 5,2% – a atuação das empresas estaduais chega a 72% e, das vinculadas às prefeituras, a 23,7%. Estão aí os números para provar a pertinência do tema entre os painéis do Congresso.

Essa informação foi dada pela ABAR e a matéria completa pode ser vista nesse link.

AGERGS