Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Parcerias e Concessões
Início do conteúdo

Dica do dia - Vale a pena colocar energia solar na sua casa? Entenda e tire suas dúvidas!

Publicação:

WhatsApp Image 2021 04 05 at 15 10 11
A função da energia solar fotovoltaica é usar a luz do sol como fonte de eletricidade. - Foto: ASCOM AGERGS
Por ASCOM AGERGS

A função da energia solar fotovoltaica é usar a luz do sol como fonte de eletricidade. O tempo de vida útil dos equipamentos e a vantagem ecológica fazem o sistema compensar em muitos casos, embora o valor inicial de investimento ainda seja considerado alto. 

A energia solar usa um sistema especial para captar a luz do sol e convertê-la com duas finalidades principais: 

Energia solar fotovoltaica: transformar a luz do sol em eletricidade (é a mais usada).

Energia solar heliotérmica: transforma a luz em calor para aquecimento da água (substitui, por exemplo, o chuveiro elétrico e coloca água quente nas torneiras). 

As placas ou módulos fotovoltaicos são feitos à base de silício, um semicondutor que consegue mudar as características de condução elétrica com facilidade. A luz incide nos painéis fotovoltaicos, mas produz corrente elétrica com tensão menor, incompatível com os aparelhos da sua casa. Por isso, é submetida ao inversor, que muda a tensão para 127 V ou 220 V. 

Os custos de instalação do sistema solar fotovoltaico dependem do padrão no consumo de energia. Em média, os preços podem variar entre R$ 16,5 mil e R$ 18 mil. O valor cobre total suporte, instalação e os equipamentos.

Apesar do alto investimento, os benefícios compensam. Com o pagamento da taxa mínima à concessionária, a conta de luz reduz entre 90% e 95%; o sistema deixa de usar o carvão e emitir gases como o CO2 (dióxido de carbono) e o CH4 (metano); e por fim, a manutenção costuma ser simples na maioria dos casos. 

Comentários

AGERGS