Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Parcerias e Concessões
Início do conteúdo

Dica do dia - Você Sabia? Fundação Estadual de Proteção Ambiental emite licença para empreendimento de energia solar.

É o primeiro empreendimento na história que terá energia solar no Rio Grande do Sul.

Publicação:

WhatsApp Image 2021 04 05 at 15 10 12
A nova usina terá 13.888 módulos fotovoltaicos. - Foto: ASCOM AGERGS
Por ASCOM AGERGS

A cidade de Uruguaiana receberá um investimento de R$ 2O milhões em usina solar. Trata-se de um empreendimento de maior porte que os painéis fotovoltaicos que são instalados nos telhados de residências para consumo próprio e que não precisam desse tipo de liberação. Com a autorização, a empresa mineira Solargrid Autogeração pode iniciar a construção da Usina Fotovoltaica Uruguaiana I, para gerar energia a partir da luz do sol no município de Uruguaiana, na Fronteira Oeste. O investimento na planta de 5 MW, que poderia abastecer até 3,6 mil residências, é estimado em R$ 20 milhões.

Reconhecida como uma das opções de geração de energia mais importantes do ponto de vista ambiental, por ser uma fonte limpa e renovável, a energia solar está disponível em excelentes condições naturais no Rio Grande do Sul, especialmente na região escolhida para a instalação da usina.

Conforme o diretor do Departamento de Energia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Eberson Silveira, "essa usina solar, pioneira neste porte no Estado, é um importante empreendimento concebido para operar no ambiente de geração distribuída". As microrregiões da Campanha contam com as maiores incidências de radiação solar no Estado e amplas áreas aptas para a instalação de painéis solares. A nova usina terá 13.888 módulos fotovoltaicos. 

Comentários

AGERGS