Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

Aeroportos

Por Diretoria de Qualidade dos Serviços
Arte Aeroportos

Em sessão ordinária realizada na data de 06 de fevereiro de 2024, o Conselho Superior da AGERGS homologou por unanimidade o edital, incluindo as minutas de contratos de concessão dos aeroportos Lauro Kortz e Sepé Tiarajú.

Após a conclusão dos pareceres das Diretorias Jurídica, de Qualidade e de Tarifas, o voto do relator, Conselheiro Alexandre Alves Porsse, foi seguido pela Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, e pelos Conselheiros Algir Lorenzon, revisor do processo, e Paulo Roberto Petersen.

A análise das áreas técnicas da AGERGS resultou em apontamentos importantes do ponto de vista regulatório, contribuindo para o aperfeiçoamento dos futuros contratos.

A proposta de concorrência tem por objeto a contratação de parceria público-privada (PPP) na modalidade Concessão Patrocinada, para exploração, manutenção e expansão dos terminais.

Em relação à atuação da AGERGS, esta não se confunde com a praticada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), uma vez que a AGERGS será responsável pela fiscalização da concessão da infraestrutura dos aeroportos, enquanto que à ANAC compete o exercício da regulação das atividades de aviação civil, dentre outras atribuições do setor, devidamente previstas em contrato, destacou o relator em seu voto.

Com a nova atividade, a AGERGS passa a regular 10 serviços concedidos fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do Estado, entre eles, energia elétrica, saneamento, concessão de rodovias e distribuição de gás canalizado.

Ver notícia

AGERGS