Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Parcerias e Concessões
Início do conteúdo

Dica do dia - Parceria entre Univates e Daer vai estudar soluções para trechos da ERS-130

Publicação:

WhatsApp Image 2021 03 30 at 15 16 09
Esse documento possibilita que os estudantes do curso de Engenharia Civil desenvolvam propostas para as possíveis soluções - Foto: ASCOM AGERGS
Por ASCOM AGERGS

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) do Rio Grande do Sul firmou um termo de cooperação técnica com a Universidade do Vale do Taquari (Univates). Esse documento possibilita que os estudantes do curso de Engenharia Civil desenvolvam propostas para problemáticas apresentadas pela autarquia. O termo tem duração de cinco anos e poderá ser renovado após esse período.

Um dos projetos decorrentes dessa parceria técnica iniciou recentemente com o objetivo de promover melhorias na ERS-130, em um trecho que compreende municípios da região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. A rodovia estadual possui um trecho não pavimentado e, por meio da parceria, será estudada a pavimentação. Consequentemente, pontes devem ser projetadas, substituindo as existentes, que não atendem aos requisitos da rodovia.

Em seguida, inicia-se o processo de projeto, que requer a criação de modelos matemáticos em softwares específicos e a aplicação de diversas normativas. Para a execução, é necessária uma revisão por parte do órgão, já que envolve a responsabilidade técnica do mesmo. 

Segundo o Daer, existem duas pontes que possuem capacidade de carga inferior ao padrão no trecho compreendido no estudo da equipe da Univates, além de terem largura insuficiente. Atualmente, é proibido o tráfego de caminhões pesados nas duas estruturas.

Comentários

AGERGS