AGERGS intensifica fiscalização e dialoga com prefeitos sobre problemas nos serviços da CORSAN
A aproximação com os municípios amplia a atuação da Agência na qualificação do abastecimento de água e esgotamento sanitário
Publicação:

Nesta terça-feira (18.03), a Conselheira-Presidente AGERGS - Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS -, Luciana Luso de Carvalho, juntamente com o Diretor de Saneamento e Irrigação, Ricardo Pereira da Silva, estiveram nos municípios de Itaara e Santa Maria, na Região Central do Estado para ouvir as demandas dos prefeitos sobre os serviços prestados pela CORSAN.
Em Itaara, o prefeito Sandro Roberto Ferigollo, o Vice-Prefeito Zenir Oliveira, e vereadores relataram os problemas enfrentados pela população, destacando os valores muito elevados das faturas, desabastecimento de água durante vários dias em vários pontos da cidade, além de má qualidade na repavimentação das vias públicas após as obras da Corsan.
A AGERGS, atenta aos pedidos, encaminhou ações de fiscalização no município, além de reforçar a importância da população usar os canais de comunicação gratuitos da Agência (0800 979 0066), se não houver solução dos problemas pela concessionária, para que os problemas sejam registrados e a solução encaminhada.
Em Santa Maria, os mesmos problemas enfrentados pela população com a CORSAN foram relatados pelo Prefeito, Rodrigo Décimo que destacou os altos valores das faturas e a falta de água recorrente na cidade.

“Queremos ampliar nossa presença nos municípios conveniados com a Agergs, ouvir os principais problemas enfrentados pela população em todos os serviços básicos. Intensificamos a fiscalização e reforçamos que a comunicação com o usuário é um direito de todos e estamos prontos para atender as demandas”, afirmou Luciana, Presidente da Agência.
O Diretor de Saneamento e Irrigação, Ricardo, também salientou que a Agência presta assessoria técnica aos municípios que enfrentam problemas na área de saneamento, além das atribuições de fiscalização. Registrou que a AGERGS tem feito fiscalizações em diversos municípios e já tem processos abertos de fiscalização para verificar o cumprimento da norma de compensação financeira aos usuários por desabastecimento, e do Regulamento dos Serviços de Água e Esgotamento, quanto às cobranças elevadas reclamadas pelos usuários.
Participaram da reunião, o Procurador-Geral do Município, Guilherme Cortez e Secretários do município, também presente o responsável pela fiscalização do contrato com a Corsan, Marcos Vinícius Moraes.