Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

AGERGS marca presença no lançamento da estratégia de descarbonização do RS

Agência reforça seu papel na regulação dos serviços essenciais que sustentam a transição energética no Estado

Publicação:

WhatsApp Image 2025 06 02 at 17 01 43
Lançamento do projeto Descabornização RS foi acompanhado por órgãos estaduais, entidades e empresários gaúchos

O início da semana (02.06) marcou o evento de lançamento do projeto “Descarbonização - a estratégia do RS para reduzir os impactos ambientais", ocorrido no Cais Mauá.  A  AGERGS - Agência Estadual de Regulação dos Serviços Básicos Delegados do RS -  foi representada pelo Conselheiro- Presidente Substituto, Marcelo Spilki que acompanhou os pontos principais do projeto apresentado pelo Governador Eduardo Leite,  pela Secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann,  e pelo Secretário da Casa Civil, Artur Lemos. 

 

Os principais objetivos do projeto são: desenvolver a cadeia produtiva de H²V (Hidrogênio Verde) no RS; auxiliar na transição energética em direção a uma economia de baixo carbono; apoiar a diversificação da matriz energética; e promover a inovação tecnológica na cadeia produtiva regional.

 

Para tanto, o Estado vai aportar, por meio de Edita,  R$ 30 milhões por projeto, sendo o maior volume de subvenção por projeto, perfazendo um total de R$ 102 milhões para aplicar em projetos de geração de combustível para descarbonizar a economia.

 

A AGERGS tem função importante na transição energética, sobretudo em face da fiscalização distribuição da energia elétrica e da regulação do gás canalizado no Estado. Além disso, a Agência pode contribuir para promover a transição energética nos demais serviços regulados, atuando em cooperação com os poderes concedentes e concessionárias.

 

Energias renováveis

O Rio Grande do Sul apresenta uma matriz de geração elétrica altamente renovável, segundo dados da (Aneel), com um total de 12,37 GW instalados, de energia hídrica representa 37,8% (4,66 GW); a solar de rápido crescimento nos últimos anos, 27,5% (3,42 GW); a eólica, 16,6% (2,05 GW); a térmica fóssil (gás natural e carvão), 14,8% (1,83 GW); e a térmica a biomassa, 3,3% (0,41 GW).

 

Com sua atuação técnica e reguladora, a AGERGS reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul. A Agência acompanhará de forma ativa os desdobramentos da política de descarbonização, promovendo a eficiência nos serviços regulados e o incentivo à inovação na matriz energética gaúcha.

 

AGERGS