AGERGS marca presença no lançamento da estratégia de descarbonização do RS
Agência reforça seu papel na regulação dos serviços essenciais que sustentam a transição energética no Estado
Publicação:

O início da semana (02.06) marcou o evento de lançamento do projeto “Descarbonização - a estratégia do RS para reduzir os impactos ambientais", ocorrido no Cais Mauá. A AGERGS - Agência Estadual de Regulação dos Serviços Básicos Delegados do RS - foi representada pelo Conselheiro- Presidente Substituto, Marcelo Spilki que acompanhou os pontos principais do projeto apresentado pelo Governador Eduardo Leite, pela Secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e pelo Secretário da Casa Civil, Artur Lemos.
Os principais objetivos do projeto são: desenvolver a cadeia produtiva de H²V (Hidrogênio Verde) no RS; auxiliar na transição energética em direção a uma economia de baixo carbono; apoiar a diversificação da matriz energética; e promover a inovação tecnológica na cadeia produtiva regional.
Para tanto, o Estado vai aportar, por meio de Edita, R$ 30 milhões por projeto, sendo o maior volume de subvenção por projeto, perfazendo um total de R$ 102 milhões para aplicar em projetos de geração de combustível para descarbonizar a economia.
A AGERGS tem função importante na transição energética, sobretudo em face da fiscalização distribuição da energia elétrica e da regulação do gás canalizado no Estado. Além disso, a Agência pode contribuir para promover a transição energética nos demais serviços regulados, atuando em cooperação com os poderes concedentes e concessionárias.
Energias renováveis
O Rio Grande do Sul apresenta uma matriz de geração elétrica altamente renovável, segundo dados da (Aneel), com um total de 12,37 GW instalados, de energia hídrica representa 37,8% (4,66 GW); a solar de rápido crescimento nos últimos anos, 27,5% (3,42 GW); a eólica, 16,6% (2,05 GW); a térmica fóssil (gás natural e carvão), 14,8% (1,83 GW); e a térmica a biomassa, 3,3% (0,41 GW).
Com sua atuação técnica e reguladora, a AGERGS reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul. A Agência acompanhará de forma ativa os desdobramentos da política de descarbonização, promovendo a eficiência nos serviços regulados e o incentivo à inovação na matriz energética gaúcha.