Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

AGERGS recebe vereador de Alvorada para discutir falhas no serviço de energia elétrica e anuncia fiscalização

Postes caídos, falta de atendimento e necessidade de podas de árvores são os principais problemas em Alvorada.

Publicação:

MODELO SITE
07155322-modelo-site

Na tarde desta quinta-feira (06.03), a Conselheira-Presidente da AGERGS - Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS - Luciana Luso de Carvalho recebeu o vereador de Alvorada, Cristiano Schumacher e assessores, que apresentaram um relatório de solicitações de providências urgentes para a distribuição de energia elétrica no município, que é atendida pela CEEE Equatorial e, que vem enfrentando sérios problemas e impactando a vida da população.

 

Conforme Cristiano, há recorrente falta de energia em bairros centrais da cidade por longos períodos (chegando a 72h), acarretando prejuízo ao comércio e aos moradores que perdem alimentos e remédios, além de enfrentarem a onda de calor que atinge o estado. Na ocasião, também foi relatadaa necessidade de podas das árvores, pois as folhas e galhos estão em contato direto com a fiação, o que provoca constante falta de energia.

 

Também foi referido pelo vereador a existência de postes sem manutenção, tortos e muitos na iminência de causar acidentes graves, afetando a segurança da comunidade.

 

Acompanhou o vereador, o assessor William Schumacher que destacou a falta de comunicação institucional eficiente da CEEE Equatorial com a Prefeitura e Câmara Municipal, dificultando ainda mais o restabelecimento e providências junto aos usuários.

 

AÇÕES DA AGERGS

 

Acolhendo as preocupações de Alvorada, a Conselheira-Presidente Luciana reafirma que a AGERGS tem atuado intensamente para a qualificação da prestação de energia elétrica no Estado mediante diversas fiscalizações das concessionárias, aplicação de sanções nos casos de descumprimento aos contratos de concessão e à legislação setorial,  participação em audiências públicas e orientações aos prefeitos, deputados e vereadores.

O Diretor deEnergia, Gás canalizado e Iluminação Pública da AGERGS, Alexandre Jung, ressalta que, desde 2022, a CEEE Equatorial já foi multada em mais de R$ 101 milhões pela Agência, entre infrações no atendimento à população e também por longos períodos de interrupções de energia elétrica.

 

As denúncias do vereador Cristiano Schumacher serão auxílio para a programação das fiscalizações pela AGERGS, visando à melhoria dos serviços, além de resultarem na determinação imediata à CEEE Equatorial para substituição de postes com iminência de causarem danos à população.

 

Presentes na reunião, as assessoras Priscila Duarte e Bianca Fraga.

AGERGS