Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

DICA DO DIA - Confira os hábitos que podem ajudar a ter um saneamento básico adequado

Publicação:

f13645b2 4f54 45c5 b0a0 b192ae453127
A falta de saneamento também contribui para poluir as águas limpas, o que acarreta em menos pessoas tendo acesso a água potável - Foto: ASCOM AGERGS
Por ASCOM AGERGS

Apesar dos esforços, o Brasil ainda apresenta uma situação precária em relação ao saneamento básico, mas alguns hábitos podem ajudar a melhorar essa questão. 

As informações de saneamento básico do Ranking do Instituto Trata Brasil - Ministério das Cidades, de 2018, é possível ver que mesmo as 100 maiores cidades do Brasil ainda precisam melhorar o acesso à água tratada, à coleta e ao tratamento dos esgotos.

A falta de saneamento também contribui para poluir as águas limpas, o que acarreta em menos pessoas tendo acesso a água boa para beber. Tendo em vista este cenário, é natural buscarmos métodos para melhorar a situação. Quer conferir algumas dicas do que você pode fazer? 

Preservar rios e mananciais: mananciais e rios são principais fontes de retirada de água para consumo da população, a qualidade dessa água impacta diretamente na saúde da população.

Evitar e denunciar ligações clandestinas e vazamentos: muita água no país é perdida no sistema de distribuição. Esses vazamentos e ligações além de causar prejuízos financeiros, são grandes agravantes para a saúde da população, principalmente de áreas irregulares.

O esgoto da sua residência deve ser coletado: é de suma importância estar atento e denunciar práticas de despejo dos esgotos sem tratamento nos rios e córregos e outros corpos hídricos.

Valorizar e exigir a educação ambiental nas escolas e nas cidades: tratar a educação ambiental dentro e fora das escolas é fundamental, pode ser feito por informativos, reuniões e palestras que orientam sobre o assunto. 

AGERGS