Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Parcerias e Concessões
Início do conteúdo

Energia Elétrica: Vereador de Piratini apresenta demandas da comunidade

Moradores relatam deficiências nos serviços da CEEE Equatorial

Publicação:

thumbnail Vereador Jeferson Almeida
Interrupções frequentes e oscilação de tensão foram citados como principais problemas - Foto: ASCOM/AGERGS

Acompanhada do Gerente de Energia e Gás Canalizado da AGERGS, Alexandre Jung, a Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, recebeu na tarde de terça-feira (20 de fevereiro) o Vereador Jeferson Almeida, do Município de Piratini.

A visita foi motivada pelas frequentes interrupções no fornecimento de energia no município. Jeferson relatou que as falhas no serviço não acontecem apenas em razão de eventos climáticos. “Não há mês em que não tenhamos interrupções que duram ao menos um dia”, destacou o parlamentar.

Segundo ele, a situação tem provocado prejuízos a empreendedores e consumidores residenciais, afastando investimentos e causando transtornos para a comunidade. Além das interrupções, casos de danos em equipamentos e perda de produtos e insumos vêm sendo cada vez mais frequentes. Os usuários também mencionam dificuldades para solicitar ressarcimento de tais prejuízos.

Sobre a precariedade do serviço, o vereador ressalta como agravante da situação a dificuldade de comunicação com a CEEE Equatorial. O atendimento ao usuário se mostra muito aquém do esperado. Segundo ele, há ainda uma visível falta de coordenação entre as equipes da concessionária, alargando o prazo de retorno da energia. Citou também a precariedade da rede, muito antiga, e a falta de manutenção e de poda da vegetação.

Jung informou que a AGERGS realizou fiscalização nos conjuntos elétricos da região em novembro, e que os apontamentos feitos durante a atividade identificaram falhas a serem corrigidas pela CEEE Equatorial.  Luciana solicitou que sejam encaminhados à AGERGS os relatos trazidos à reunião, e disse que informações adicionais serão requisitadas à concessionária para avaliação da área técnica da Agência.

AGERGS