Secretaria da Reconstrução Gaúcha

Fios e cabos soltos: AGERGS se reúne com InternetSul na busca de soluções

Acúmulo desordenado do material nos postes vem causando transtornos e riscos em diversos municípios do Estado

Uso indevido das estruturas e aumento da demanda por internet agrava a situação

Na manhã desta quarta-feira (7 de fevereiro), a Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, e o Gerente de Energia e Gás Canalizado da AGERGS, Alexandre Jung, se reuniram com integrantes da diretoria da InternetSul - Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet.

O encontro se deu de forma híbrida, com a presença do Gerente Executivo da entidade, Henrique Prudencio, e por videoconferência com Fábio Badra, Presidente, Raquel Schwambach, Vice-Presidente, Andréia Abreu Fattori, Diretora Jurídica, Alexandro Schuck, Conselheiro e Diretor de Marketing, e Adriano Vanzeto, Diretor Regional de Erechim.

Nos últimos anos, a chegada de novas tecnologias, como a fibra ótica, vem ocasionando o “abandono” de redes antigas, que acabam não sendo retiradas. Outro fator que agrava a situação é o número crescente de provedores clandestinos, que se utilizam dos postes sem a devida autorização por parte das concessionárias de energia.

Durante a reunião, a Conselheira-Presidente informou aos participantes que a AGERGS, dentro de suas atribuições legais e regulatórias, vem cobrando das distribuidoras de energia ações que possam mitigar o problema.

Luciana sugeriu que os mutirões de limpeza de postes, uma ótima iniciativa da Associação para reduzir a poluição visual e o risco de acidentes, sejam mais frequentes, realizados quinzenalmente, a fim de dar maior efetividade ao projeto. Para isso, é indispensável a participação de todos os envolvidos, como prefeituras, distribuidoras de energia e provedores de internet.