Secretaria da Reconstrução Gaúcha

Municípios dos Campos de Cima da Serra pedem melhoria nos serviços da RGE

Setor do turismo é um dos mais atingidos pela deficiência no fornecimento

thumbnail Campos de Cima da Serra
Luciana Luso de Carvalho (centro) destacou a importância das informações trazidas à AGERGS - Foto: ASCOM/AGERGS

Por solicitação do Secretário Estadual do Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, a Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, acompanhada do Diretor-Geral, Francisco de Araujo, e do Gerente de Energia e Gás Canalizado da AGERGS, Alexandre Jung, recebeu na tarde de quarta-feira (21 de fevereiro) uma comitiva da região dos Campos de Cima da Serra.

Durante a reunião foram relatados os problemas enfrentados por empresários do setor de turismo e pela população em geral, que rotineiramente tem o fornecimento de energia elétrica interrompido. Além das pousadas e hotéis, pequenos produtores rurais também sofrem prejuízos constantes. A precariedade no serviço vem afastando investimentos importantes para a região e provocado o cancelamento de eventos e reservas na rede hoteleira.

Luciana explanou sobre a atuação da AGERGS nas diversas áreas reguladas, e agradeceu pela visita e pelo relato da situação. Segundo ela, o panorama trazido à Agência é preocupante.

Jung informou que a AGERGS está com uma fiscalização específica para o fornecimento de energia no meio rural em andamento. Os fatos relatados serão incluídos na atividade de verificação.

Uma reunião com a RGE será agendada para esclarecer os motivos que levaram a esse cenário, e uma fiscalização in loco será instaurada. Foi solicitado que os dados e informações sobre a situação sejam encaminhados à AGERGS, para que o processo seja instruído. “Serão cobradas ações para solucionar os problemas”, completou a Conselheira-Presidente.

Participaram do encontro, Rita de Cássia Campos Pereira, Prefeita de Muitos Capões, Milena Santos Velho do Amaral, Secretária de Turismo e Cultura de São José dos Ausentes, Carine Álvares, Diretora Executiva do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra, Paulo Roberto Agustini, Secretário Municipal de Turismo, Desporto e Lazer de Ipê, Adriana Varella, Secretária de Turismo de Bom Jesus, e representantes dos municípios de São José dos Ausentes, Campestre da Serra, Capão Bonito, Esmeralda, Jaquirana, Lagoa Vermelha, Monte Alegre dos Campos, Pinhal da Serra, São Francisco de Paula e Vacaria.