AGERGS analisa evolução no controle da vegetação e impactos na rede elétrica
A apresentação dos resultados atende a apontamento da Agência Reguladora
Publicação:

Porto Alegre, 30 de abril de 2025 – Em resposta a apontamento da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS), a CEEE Equatorial apresentou os resultados de suas ações de manejo vegetal ao Diretor de Energia, Gás Canalizado e Iluminação Pública (DEGIP), Alexandre Jung e equipe. A apresentação teve por objetivo de demonstrar os avanços implementados na gestão da vegetação sob redes de distribuição e reforçar o compromisso com a melhoria da qualidade do fornecimento de energia elétrica.
Apresentaram os resultados, Lázaro Serra Soares Filho, Gerente de Regulação e Mercado e Guilherme Pereira de Souza, Especialista em Regulação.
Em resposta, a concessionária implementou um plano de ação, aumentando em mais de 1.300% o número de podas entre 2021 e 2025 e expandindo em 306% as áreas de limpeza de faixa no mesmo período. O investimento total no manejo vegetal no quadriênio 2021–2024 chegou a R$ 51,8 milhões.
A empresa também enfatizou a necessidade de atuação conjunta com os entes municipais, conforme previsto na Lei Estadual nº 16.201/2024, que atribui responsabilidades compartilhadas entre prefeituras e concessionárias no planejamento e execução do manejo vegetal.
PAPEL DA AGERGS
Reforçando seu compromisso com a qualidade dos serviços públicos, a Agergs acompanhará os trabalhos da CEEE e os resultados do plano apresentado pela Companhia. A iniciativa é essencial para prevenir interrupções e assegurar o fornecimento contínuo de energia elétrica à população.