Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

Agergs e Prefeitura de Passo Fundo cobram medidas da Corsan para evitar novos desabastecimentos de água

Agergs fiscalizará de imediato a compensação financeira por desabastecimento superior a 12h, conforme a Resolução Normativa.

Publicação:

Reunião com a Corsan e município, alinham medidas para evitar desabastecimento de água
Reunião com a Corsan e município, alinham medidas para evitar desabastecimento de água

Na manhã de hoje (17/03), a Agergs - Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS - representada pela Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho e o  Conselheiro Lucas Fuhr, juntamente com o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida reuniram-se com a Corsan, para a prestação das informações quanto às medidas de curto e médio prazo, a fim de evitar novos episódios de desabastecimento de água, ocorrido nas últimas semanas, o que afetou 40% da população da cidade.

Entre as medidas foram destacados:

-       Perfuração de novos poços;

-       Construção de uma adutora que irá auxiliar a existente;

-       Obras de reforço nas estruturas de sustentação da adutora atualmente instalada.

O município e a  Agergs também irão atualizar os termos de delegação da regulação, de forma a  detalhar as atribuições fiscalizadoras do poder concedente e da Agência.

Além disso, a Agergs fiscalizará de imediato o cumprimento da Resolução Normativa n• 37/2016, que estabelece a compensação financeira aos usuários afetados pelo desabastecimento por mais de 12h. Essa compensação deverá ser realizada  de forma automática pela concessionária nas faturas dos serviços, já no mês de abril.

Presentes na reunião a Presidente da Corsan, Samanta Takimi e equipe; Diretor de Saneamento e Irrigação da Agergs, Ricardo Pereira da Silva e os assessores Vagner Godoy, Luiz Klippert e o Diretor- Geral, Carlos Alvim. Pelo município participaram o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Adolfo Freitas e Procurador- Geral do Município, Giovani Corralo.

 

AGERGS