Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

AGERGS promove reunião entre Prefeitura de Gramado e RGE

Encontro foi oportunidade para apresentação de demandas em relação aos serviços da distribuidora de energia no município

Publicação:

MODELO SITE
Reunião na sede da Agência estreitou o diálogo entre concessionária e município

Em reunião com o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, no dia 5 de fevereiro, foram relatadas constantes interrupções no abastecimento de água que estariam relacionadas a falta de energia elétrica nas instalações da Corsan. Na ocasião, a Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, colocou a AGERGS à disposição para realizar a aproximação entre RGE e Prefeitura, com o objetivo de encaminhar as soluções necessárias.

O encontro aconteceu na última quinta-feira (20 de fevereiro) na sede da AGERGS. Tissot compareceu acompanhado da Procuradora-Geral do Município, Mariana Reis, e do Secretário de Governança de Gramado, Germano Junges. A RGE esteve representada pelo seu Diretor-Executivo, Ricardo Dalan, juntamente com o gerente de Obras e Manutenção, Taric Magalhães Saldanha, o Gerente de Relacionamento com Poder Público, Cristiano Machado Pires, e a especialista em Regulação Técnica e Comercial, Daiana Wichmann da Silva.

A reunião foi conduzida pela Conselheira-Presidente, e contou ainda com a participação do Diretor-Geral da AGERGS, Carlos Alvim, do Diretor de Saneamento e Irrigação, Ricardo Pereira da Silva, do Diretor-Adjunto de Energia, Gás e Iluminação Pública, André Bianchi, e do Assessor Luiz Klippert.

O Prefeito Nestor Tissot agradeceu o apoio da AGERGS para melhorar o diálogo com a concessionária, com o intuito de ajustar o fluxo de informações entre a administração municipal e a companhia, buscando maior agilidade na execução dos trabalhos. Entre as demandas apresentadas, o chefe do Poder Executivo de Gramado pediu maior rapidez nos atendimentos para deslocamentos de postes em vias e estradas municipais rurais que estão sendo pavimentadas, já que em muitas situações os equipamentos permanecem nos leitos das estradas após a conclusão do asfaltamento.

Motivo principal da reunião, a instabilidade no abastecimento de energia elétrica junto à unidade de captação de água da Corsan na localidade de Poço da Faca, em São Francisco de Paula, foi bastante discutida. A deficiência acaba afetando o fornecimento para as cidades de Canela e Gramado.

Dalan explicou que houve a destruição de uma torre de transmissão na região. Um desmoronamento em razão das fortes chuvas ainda impede o acesso para a execução do reparo. Disse, ainda, que a concessionária realizou as manobras necessárias para manter o fornecimento de energia, e que a Corsan é informada quando há problemas no serviço, garantindo que o sistema de abastecimento de água é prioridade.

Sobre a troca de postes, ficou acordado que a concessionária irá informar a execução do serviço à prefeitura, para garantir que o alinhamento das estruturas esteja de acordo com as vias do município. Uma parceria entre o poder municipal e a RGE para as ações de podas e replantio de árvores também foi acertada.

Ao final, a Conselheira-Presidente solicitou que a prefeitura encaminhe formalmente todas as demandas apresentadas, incluindo documentos e imagens. Uma nova reunião, com a presença da Corsan, será realizada em breve, para que as partes possam esclarecer as dúvidas e alinhar suas ações visando à solução das dificuldades apresentadas.

AGERGS