Audiência Pública em Quaraí discute deficiências nos serviços da Corsan
Comunidade se reuniu no Centro Cultural Dionélyo Machado pedindo soluções para problemas recorrentes
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Com a presença do Prefeito Jeferson da Silva Pires e dos onze Vereadores do município, a população de Quaraí compareceu em grande número na noite da última quarta-feira (12 de fevereiro) na Audiência Pública convocada pela Câmara Municipal. Conduzida pelo Presidente da casa legislativa, Cristian Tobias Barreto, o encontro também contou com as presenças de representantes da Corsan, do Diretor de Saneamento e Irrigação da AGERGS (DSI), Ricardo Pereira da Silva e do Advogado Vagner Godoy, da DSI. A Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, participou do encontro por videoconferência.
Nos seus pronunciamentos, os vereadores foram unânimes em relatar que as reclamações se avolumam. Além das recorrentes interrupções no abastecimento, a discrepância nos valores de muitas faturas, a cobrança pela disponibilidade do esgoto, multas sem notificação prévia e a abertura de buracos não fechados ou mal repavimentados nas ruas do município estão entre as principais queixas dos usuários.
Durante as três horas de audiência, a comunidade expôs sua insatisfação com a prestação do serviço. Foram apresentados vídeos e fotografias demonstrando o que foi relatado. A Corsan se manifestou explicando tecnicamente os motivos de algumas situações, e se dispôs a conversar com as autoridades do município e tomar medidas para resolver de maneira ágil os problemas elencados. A interrupção no fornecimento de energia elétrica por parte da RGE nas instalações da companhia foi citada como fator determinante para as falhas no abastecimento.
A Conselheira-Presidente relatou que as reclamações expostas têm sido recorrentes na AGERGS, trazidas por Prefeitos, Vereadores e lideranças do interior do Estado. Solicitou que todo o material da Audiência Pública, incluindo imagens, depoimentos e faturas com valores exorbitantes, seja encaminhado à Agência. Disse, ainda, que uma reunião de emergência com a diretoria da concessionária será convocada para cobrar soluções de curto prazo. Destacou a importância do encontro para promover a aproximação da AGERGS com o poder municipal e a comunidade, e adiantou que uma ação da Divisão de Atendimento ao Usuário (nova denominação da Ouvidoria da AGERGS) será realizada em breve para receber no local as reclamações da população de Quaraí.
O Diretor de Saneamento e Irrigação da AGERGS, Ricardo Pereira da Silva, reiterou que as reclamações acerca dos serviços da Corsan apresentaram um aumento expressivo nos últimos meses. Sugeriu que o link da página da AGERGS, com todos os meios de contato com a Agência, seja disponibilizado nos sites da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, com o objetivo de facilitar o envio das reclamações.
Sobre as ações fiscalizadoras, esclareceu que as manifestações individuais dos usuários são de extrema importância para pautar a agenda de fiscalizações. Informou que uma nova
verificação de pressão será realizada nos próximos dias na rede do município, e que serão cobrados da Corsan investimentos que solucionem as falhas no serviço.
O Advogado Vagner Godoy também solicitou que a população reclame na AGERGS quando se sentir prejudicada ou mal atendida pela concessionária. No caso de cobranças discrepantes do valor pago usualmente, a Agência realiza a análise da situação e, no caso de haver irregularidade na emissão da fatura, a cobrança é cancelada.

Como encaminhamentos, foram definidas uma ação de atendimento presencial da Corsan no município para corrigir faturamentos equivocados, a resolução do problema de falta d’água, a realização de uma nova fiscalização da AGERGS no município e a convocação de reunião com a participação da AGERGS, do Ministério Público, da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da RGE.