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Audiência Pública em Quaraí discute deficiências nos serviços da Corsan

Comunidade se reuniu no Centro Cultural Dionélyo Machado pedindo soluções para problemas recorrentes

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População manifestou insatisfação com a prestação do serviço

Com a presença do Prefeito Jeferson da Silva Pires e dos onze Vereadores do município, a população de Quaraí compareceu em grande número na noite da última quarta-feira (12 de fevereiro) na Audiência Pública convocada pela Câmara Municipal. Conduzida pelo Presidente da casa legislativa, Cristian Tobias Barreto, o encontro também contou com as presenças de representantes da Corsan, do Diretor de Saneamento e Irrigação da AGERGS (DSI), Ricardo Pereira da Silva e do Advogado Vagner Godoy, da DSI. A Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, participou do encontro por videoconferência.

Nos seus pronunciamentos, os vereadores foram unânimes em relatar que as reclamações se avolumam. Além das recorrentes interrupções no abastecimento, a discrepância nos valores de muitas faturas, a cobrança pela disponibilidade do esgoto, multas sem notificação prévia e a abertura de buracos não fechados ou mal repavimentados nas ruas do município estão entre as principais queixas dos usuários.

Durante as três horas de audiência, a comunidade expôs sua insatisfação com a prestação do serviço. Foram apresentados vídeos e fotografias demonstrando o que foi relatado. A Corsan se manifestou explicando tecnicamente os motivos de algumas situações, e se dispôs a conversar com as autoridades do município e tomar medidas para resolver de maneira ágil os problemas elencados. A interrupção no fornecimento de energia elétrica por parte da RGE nas instalações da companhia foi citada como fator determinante para as falhas no abastecimento.

A Conselheira-Presidente relatou que as reclamações expostas têm sido recorrentes na AGERGS, trazidas por Prefeitos, Vereadores e lideranças do interior do Estado. Solicitou que todo o material da Audiência Pública, incluindo imagens, depoimentos e faturas com valores exorbitantes, seja encaminhado à Agência. Disse, ainda, que uma reunião de emergência com a diretoria da concessionária será convocada para cobrar soluções de curto prazo. Destacou a importância do encontro para promover a aproximação da AGERGS com o poder municipal e a comunidade, e adiantou que uma ação da Divisão de Atendimento ao Usuário (nova denominação da Ouvidoria da AGERGS) será realizada em breve para receber no local as reclamações da população de Quaraí.

O Diretor de Saneamento e Irrigação da AGERGS, Ricardo Pereira da Silva, reiterou que as reclamações acerca dos serviços da Corsan apresentaram um aumento expressivo nos últimos meses. Sugeriu que o link da página da AGERGS, com todos os meios de contato com a Agência, seja disponibilizado nos sites da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, com o objetivo de facilitar o envio das reclamações.

Sobre as ações fiscalizadoras, esclareceu que as manifestações individuais dos usuários são de extrema importância para pautar a agenda de fiscalizações. Informou que uma nova

verificação de pressão será realizada nos próximos dias na rede do município, e que serão cobrados da Corsan investimentos que solucionem as falhas no serviço.

O Advogado Vagner Godoy também solicitou que a população reclame na AGERGS quando se sentir prejudicada ou mal atendida pela concessionária. No caso de cobranças discrepantes do valor pago usualmente, a Agência realiza a análise da situação e, no caso de haver irregularidade na emissão da fatura, a cobrança é cancelada.

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Ricardo Pereira da Silva, explicou como são feitas as fiscalizações de pressão na rede de abastecimento

Como encaminhamentos, foram definidas uma ação de atendimento presencial da Corsan no município para corrigir faturamentos equivocados, a resolução do problema de falta d’água, a realização de uma nova fiscalização da AGERGS no município e a convocação de reunião com a participação da AGERGS, do Ministério Público, da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da RGE.



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