Audiência Pública em Viamão discute falhas no abastecimento de água e riscos ao aquífero
Comunidade questiona impacto ambiental da perfuração de poços e qualidade do serviço prestado pela concessionária
Publicação:

Na tarde desta segunda-feira (14.04), a AGERGS, por meio do Diretor de Saneamento e Irrigação, Ricardo Pereira da Silva, esteve presente na Audiência Pública promovida pela Comissão de Obras e Serviços Públicos de Viamão, ocorrida na Câmara de Vereadores de Viamão.
A audiência foi presidida pelo vereador Alex Sander Boscaini, que esclareceu as preocupações da comunidade quanto aos serviços prestados pela Aegea/CORSAN, principalmente no que se refere ao desabastecimento de água por tempo prolongado em vários bairros da cidade e também a abertura de grande quantidade de poços que estão sendo executados na região de Águas Claras em Viamão.
Conforme o Presidente do Comitê Gravataí, Sérgio Cardoso, no início do mês de abril, aconteceu uma reunião com a concessionária, na qual foi questionada sobre a falta dos estudos técnicos existentes referentes às solicitações e aberturas destes poços tubulares e, quais os níveis de risco e de comprometimento do aquífero existente na área.
Na ocasião, segundo Cardoso, a Corsan manifestou contrariedade aos questionamentos e informou que os estudos são internos, não podendo ser publicizados, o que contradiz o Decreto nº 58.058 de 11/03/2025.
Ainda foram ouvidos representantes da comunidade que relataram má qualidade da água que chega nas residências, com cheiro e gosto atípicos.
PAPEL DA AGERGS
O Diretor, Ricardo Pereira, ressaltou as ações da Agência que fiscaliza a prestação dos serviços de saneamento por meio de três frentes:
Fiscalização municipal das metas dos Planos Municipais de Saneamento Básico e dos contratos de prestação do serviço (Contratos de Programa ou Contratos de Concessão); Fiscalização técnica e de cumprimento aos regulamentos; e fiscalização dos indicadores de universalização, qualidade e desempenho. Também colocou à disposição a Divisão de Atendimento ao Usuário no telefone 0800 979 0066, que recebe manifestações e analisa as reclamações de usuários nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Presentes na audiência, os Deputados Estaduais Leonel Radde e Adão Pretto; Representantes do Comitê Bacia Hidrográfica de Gravataí; Sindiágua; Associação de moradores de Águas Claras e comunidade. Convidada, a CORSAN não enviou representantes para o encontro.