CEEE-D propõe redução da duração e frequência das interrupções de energia para 2022
Publicação:

A equipe técnica da AGERGS emitiu, quinta-feira (16/12/21), Nota Técnica contendo a avaliação do Plano de Resultados apresentado pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), sob controle do Grupo Equatorial Energia desde meados de 2021.
Para realização da avaliação, foram utilizados os indicadores de qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica apurados até o mês de junho de 2021, um dos últimos meses antes da transferência do controle acionário da estatal.
Comparando-se as metas propostas pela distribuidora até dezembro de 2022, com o desempenho da empresa no mês de junho de 2021, verificaram-se os seguintes benefícios:
i. Para toda a área de concessão:
- Redução da duração média das interrupções em 9,58%;
- Redução da frequência média das interrupções em 4,69%;
ii. Priorização na melhoria do serviço de distribuição em 20% da área de concessão com os piores índices de qualidade;
iii. Aumento do número de conjuntos dentro do limite regulatório para DEC de um para 12 (doze);
iv. Aumento do número de conjuntos dentro do limite regulatório para FEC de 13 (treze) para 19 (dezenove).
Convertida para horas, a redução da duração média das interrupções no fornecimento de energia em toda a área de concessão será de 1,94 horas durante o ano de 2022.
O passo seguinte à avaliação do Plano de Resultados será o seu acompanhamento periódico pela AGERGS para verificação do atingimento das metas propostas pela distribuidora.
Esse trabalho foi desenvolvido no âmbito do convênio de descentralização das atividades de fiscalização dos serviços de eletricidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).