Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Definidos Reajustes tarifários das travessias de passageiros entre POA e Guaíba, e de veículos entre Taquari-General Câmara

Publicação:

reajustes
As sessões públicas estarão disponíveis em nosso canal do Youtube – AGERGS TV até 48 horas. - Foto: ASCOM AGERGS/Cíntia Esther Fuchs
Por ASCOM AGERGS - Aniuska Van Helden

A AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul através do Conselho Superior realizou na tarde desta terça-feira (17/11), sessão pública que tratou da análise de reajuste tarifário da travessia hidroviária de passageiros entre Porto Alegre e Guaíba, conforme Contrato de Concessão nº 023/2010 – SEHADUR, firmado entre o Estado do Rio Grande do Sul e a empresa CATSUL Guaíba-Transportes Hidroviários Ltda. 

Foi definido o percentual de 6,2183% para o reajuste tarifário da travessia hidroviária de passageiros entre Porto Alegre e Guaíba, fixando o valor da tarifa em R$ 12,90 (doze reais e noventa centavos) a partir deste mês de novembro de 2020.  

Os estudos tarifários realizados pela Diretoria de Tarifas (DT) da Agência, por meio da Informação nº 113/2020, optou por reproduzir os cálculos e resultados realizados pela DIRTM/Metroplan, devidamente conferidos e recomenda esforços no sentido da ação conjunta dos agentes formadores da governança desta travessia, sujeitando todos os demais objetivos gerais à necessária manutenção da operação, tendo em vista o risco de descontinuidade imediato.  

 

 

Reajuste travessia de veículos Taquari – General Câmara 

O Conselho Superior também definiu o reajuste tarifário da travessia hidroviária de veículos entre Taquari e General Câmara com data base de aplicação em 10 de dezembro. 

A Diretoria de Tarifas aplicou a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -IPCA/IBGE, ocorrida no período de Outubro/2019 a Setembro/2020 (índice dos últimos 12 meses disponíveis na data dos trabalhos. A aplicação resultou em uma majoração da tarifa de 3,1352%. 

Por opção da própria Delegatária a revisão tarifária prevista para o no ano de 2019 não foi realizada, uma vez que, preferia um pequeno realinhamento tarifário ao invés de uma revisão completa em suas tarifas, pois a empresa temia os efeitos provocados pela possibilidade de novo degrau tarifário. Além disso, o Conselho Superior autorizou a solicitação da empresa de efetuar descontos promocionais, a fim de manter e estimular a demanda. 

A nova Tabela Tarifária demonstrada abaixo, com data base de aplicação definida para 10 de dezembro de 2020. 

1
Nova Tabela Tarifária - Foto: DT AGERGS
 

Fonte: Diretoria de Tarifas – AGERGS -2020 

 

As sessões públicas estarão disponíveis em nosso canal do YouTube – AGERGS TV até 48 horas. 

AGERGS