Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

Em nova ação fiscalizadora, AGERGS multa CEEE Equatorial em R$ 6 milhões

Reclamações de usuários do serviço pautaram a fiscalização

Publicação:

Design sem nome
Irregularidades na área comercial da distribuidora motivaram a penalidade - Foto: Joana Berwanger

A Gerência de Energia Elétrica e Gás Canalizado da Agência notificou, na última segunda-feira (2 de setembro), a concessionária CEEE Equatorial da emissão do Auto de Infração 01/2024, que impõe multa de R$ 6.121.583,95 à distribuidora.

A penalidade resulta da fiscalização realizada a partir de reiteradas reclamações recebidas em Ouvidoria sobre o tema “Alteração de Titularidade”. Alexandre Jung, Gerente de Energia Elétrica e Gás Canalizado da AGERGS, responsável pela lavratura do Auto de Infração, explica que as não conformidades apuradas durante a atividade foram a cobrança indevida de valores incorretos, a inclusão de débitos de terceiros (titular anterior ou posterior) e o atendimento fora dos prazos estabelecidos em norma específica.

Além da multa pecuniária, também foi aplicada a pena de advertência, nos casos em que a concessionária corrigiu tempestivamente o procedimento irregular.

Jung destaca, na Exposição de Motivos do Auto de Infração, que “Quanto à ofensividade da infração, houve casos de violação do prazo de atendimento associado à existência de reclamações procedentes, razão pela qual a irregularidade não pode se caracterizar de baixa ofensividade, pois a distribuidora deve atuar com dinamismo nessas situações, mitigando transtornos aos consumidores”.

Ainda sobre a motivação da fiscalização, o Gerente de Energia Elétrica destaca a importância das reclamações feitas pelos usuários. Todas as manifestações recebidas, sejam de energia elétrica ou das demais áreas reguladas, são analisadas e encaminhadas à área técnica da AGERGS para a definição das ações fiscalizadoras.

Saiba como fazer sua reclamação clicando aqui.

A CEEE Equatorial tem o prazo de dez dias, a contar do recebimento da notificação, para interpor recurso, ou vinte dias para realizar o pagamento da multa.

AGERGS