NOVO CICLONE EXTRATROPICAL: AGERGS monitora a situação junto às concessionárias
Boletim da Defesa Civil coloca o RS em estado de alerta
Publicação:

O Rio Grande do Sul entra novamente em estado de alerta com a previsão de formação e avanço de uma frente fria que dará origem a um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha.
Em virtude do cenário de risco, a AGERGS está em permanente contato com a CEEE-Equatorial, RGE, Rota de Santa Maria e Caminhos da Serra Gaúcha, visando a monitorar a situação nas áreas de concessão e os respectivos planos de contingência, com o objetivo de mitigar o impacto do evento e reduzir o tempo de restabelecimento dos serviços que venham a ser afetados.
Segundo dados da Defesa Civil, na sexta-feira (07), com o avanço de uma frente fria, as chuvas se intensificam pelo Oeste e Sul e gradualmente avançam para a Campanha, Centro, Vales e Leste gaúcho. Os maiores volumes devem ficar concentrados em áreas da faixa Central do Estado, ficando em torno dos 50 aos 80 mm, e pontualmente, chegando aos 100 mm/dia entre as regiões do Centro e Leste.
Na madrugada e manhã do sábado (08), as chuvas continuam sobre o Estado, seguindo intensas, com moderada a forte intensidade entre o Centro, Vales e Leste gaúcho, devido à formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral Norte. Os volumes devem variar entre 50 e 70 mm/dia nessas áreas. Com a atuação desse sistema, os ventos ganham força, soprando constantes e com velocidades dos 70 aos 90 km/h nas áreas do Leste e Nordeste do Rio Grande do Sul. Com isso, a mar também ficará agitado, trazendo o risco para ressaca.