Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Parcerias e Concessões
Início do conteúdo

Presidente da Agergs vai coordenar estudo sobre hyperloop na UFRGS

Publicação:

artes site
A iniciativa pioneira na América Latina será desenvolvida por meio de parceria entre a UFRGS e a empresa HyperloopTT - Foto: ASCOM AGERGS
Por ABAR

O presidente da Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS), Luiz Afonso Senna, será um dos coordenadores do estudo a ser realizado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) sobre o sistema de transporte hyperloop, iniciativa pioneira na América Latina que será desenvolvida por meio de parceria entre a UFRGS e a empresa HyperloopTT (Hyperloop Transportation Technologies).

Trata-se de tecnologia inovadora, ainda em desenvolvimento, que permite o transporte de pessoas e mercadorias em alta velocidade, por meio de um sistema de cápsulas que flutuam em uma rede de tubos de alta pressão, podendo chegar a 1,2 mil km/h. Os estudos de viabilidade de uma rota de hyperloop ligando Porto Alegre à Serra Gaúcha são objeto de acordo assinado entre a empresa e o Estado do Rio Grande do Sul no último dia 19 de janeiro.

“O processo de inovação precisa se dar o tempo inteiro, de forma a propiciar cada vez mais segurança e agilidade para as pessoas e cargas”, afirma Senna, que compõe a Diretoria da ABAR e é também coordenador da Câmara Técnica de Transportes e Logística (CTTrans) da entidade. “Este projeto é uma quebra de paradigmas em todos os modais do transporte”, define o presidente da Agergs, PhD em Transportes pela University of Leeds (Inglaterra) e  professor titular na Escola de Engenharia da UFRGS.

A Agência Infra, especializada em notícias sobre o setor de infraestrutura, publicou recentemente reportagem sobre o tema. A matéria pode ser acessada no Blog da Infra.

 

ABAR

AGERGS