PROBLEMAS DA RSC-287 SÃO DEBATIDOS NA AGERGS

Luciana Luso de Carvalho, ao centro, recebeu as demandas a respeito da RSC-287

As frequentes reclamações de usuários em relação às condições da RSC-287 foram tema de um encontro realizado na sede da AGERGS na manhã de ontem (18/05).

Por iniciativa do Deputado Estadual Edivilson Brum, prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos municípios que margeiam a rodovia estiveram reunidos na tentativa de encaminhar uma solução para as dificuldades enfrentadas pela população que circula e vive no entorno da via.

Os presentes foram unânimes em afirmar que a rodovia não apresenta condições de trafegabilidade e segurança. A população, após não receber retorno da concessionária em relação a suas demandas, tem recorrido a vereadores e prefeitos na esperança de vislumbrar uma forma de mitigar os problemas enfrentados diariamente.

Incerteza quanto aos acessos para propriedades lindeiras à rodovia, travessia de pedestres e precárias condições afligem a população e seus representantes. A fuga de investimentos foi outro tema trazido ao debate, pois o modelo a ser implantado dificulta a exploração comercial das margens, onde hoje existem pequenos comerciantes que já sentem os efeitos negativos da situação.

A Conselheira-Presidente da AGERGS, Luciana Luso de Carvalho, informou que irá questionar a concessionária acerca das demandas apresentadas. Disse, ainda, que está em tramitação na agência uma resolução que dará maior poder de sanção à AGERGS em situações de descumprimento de cláusulas contratuais, o que foi apoiado por todos os representantes dos municípios.

Ao final, os presentes se comprometeram a reunir as demandas de cada município em um único documento, a ser encaminhado em breve à AGERGS.

Participaram do encontro:

-Município de Tabaí: Prefeito Arsênio Pereira Cardoso, Vice-Prefeito Ênio Braga Ferreira e o Vereador Pedro Araújo

-Município de Vera Cruz: Prefeito Gilson Adriano Becker

-Vale do Sol: Prefeito Maiquel Evandro Laureano Silva

-Município de Candelária: Prefeito Nestor Ellwanger e Vice-Prefeito Cristiano Pinto Becker

-Município de Novo Cabrais: Prefeito Leodegar Rodrigues

-Município de Cerro Branco: Prefeito Edson Joel Lawall

-Município de Agudo: Vice-Prefeito Pedrinho Müller

-Município de Restinga Seca: Prefeito Paulo Ricardo Salerno (Presidente da FAMURS)

-Município de Santa Maria: Vereador Tubias Kalil

-Municipio de Santa Cruz do Sul: Vice-Prefeito Elstor Renato Desebessel