Saneamento: AGERGS realiza fiscalização técnica em Canoas, Cachoeirinha, Alegrete e Uruguaiana
Atividade verificou a pressão do abastecimento de água nos municípios
Publicação:
Dando continuidade à agenda de fiscalizações da AGERGS, a Diretoria de Qualidade dos Serviços realizou nos dias 24 e 25 de julho fiscalização técnica de pressão do abastecimento de água nos municípios de Canoas e Cachoeirinha, atendidos pela Corsan. A fiscalização teve como objetivo verificar o cumprimento do Regulamento de Serviços de Água e Esgoto (RSAE Unificado) - REN nº 66/2022 do Conselho Superior da AGERGS, em especial o art. 40, que determina que a concessionária deve fornecer o serviço com intervalo entre dez m.c.a de pressão dinâmica mínima e cinquenta m.c.a de pressão estática máxima, medidas no quadro do hidrômetro.
A escolha dos pontos de verificação é pautada pelas reclamações obtidas na Ouvidoria da AGERGS sobre problemas de pressão, indicação de pontos por parte da Prefeitura e histórico de reclamações na própria concessionária.
No dia 31 de julho, a fiscalização foi realizada em Alegrete, e em 1° de agosto, em Uruguaiana, município atendido pela concessionária BRK Ambiental Uruguaiana.
Para o mês de agosto estão previstas ainda fiscalizações nos municípios de Vacaria, Campestre da Serra, Bom Jesus e Lagoa Vermelha.
Durante a fiscalização, são realizadas medições de pressão em diferentes pontos do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) dos municípios, de forma amostral. A equipe de fiscalização também conversa com moradores sobre possíveis problemas relacionados à prestação do serviço.
Os dados coletados serão analisados pela área técnica da Agência, e nas próximas semanas os relatórios de fiscalização deverão ser concluídos e disponibilizados no site da AGERGS.
Participaram das atividades, os técnicos da Diretoria de Qualidade dos Serviços Ivando Stein, Larissa Loebens, Diego de Mello Aguiar, Pedro Régio Santos e Daniella Baldasso.