Saneamento: Comunidade indígena de Salto do Jacuí pede melhorias nos serviços da CORSAN
Representante da tribo Kaingang foi recebido na AGERGS
Publicação:
As frequentes interrupções no abastecimento de água da Comunidade Indígena Horto Florestal, no município de Salto do Jacuí, motivaram a visita à sede da Agência. A reunião foi solicitada pelo Deputado Estadual Matheus Gomes, que compareceu ao encontro acompanhado do analista do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI), Cláudio D’Angelo, e pelo Conselheiro Kaingang Abilio Padilha.
O líder indígena e o parlamentar foram recebidos pela Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, e pelo engenheiro da Diretoria de Qualidade da AGERGS, Ricardo Pereira da Silva.
Além do abastecimento deficiente, foi relatado que a qualidade da água não está dentro de parâmetros aceitáveis, sobretudo quando o abastecimento é retomado. A comunidade, hoje com 136 pessoas, é abastecida por uma bica pública, de titularidade da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena), vinculada ao Ministério da Saúde.
A Conselheira-Presidente disse que serão requisitadas informações à Corsan, e que um processo de fiscalização será instaurado para verificar a situação.
Na oportunidade também foram mencionados problemas no faturamento para usuários do serviço na área urbana do município, como cobrança de valores discrepantes. Luciana enfatizou a importância das manifestações individuais dos moradores, pois essas reclamações são utilizadas para subsidiar as ações fiscalizadoras da AGERGS.