Vereadores de Vacaria relatam problemas em faturas da Corsan

Usuários do serviço foram surpreendidos com elevação dos valores após troca de hidrômetros

Vereadores Vacaria
Conselheira-Presidente determinou abertura de processo para fiscalizar os problemas elencados - Foto: ASCOM/AGERGS

Em reunião na sede da AGERGS, na manhã desta terça-feira (16 de abril), os vereadores Aldo da Silva e Fernando Cechinato Maciel apresentaram a situação enfrentada por diversos clientes da Corsan no município em relação ao faturamento dos serviços, incluindo cobrança de valores incompatíveis e suspensão do abastecimento em desacordo com o estabelecido no regulamento. Durante o encontro, foram ainda relatados recorrentes episódios de falta d’água, sobretudo nos bairros mais altos, assim como deficiência na repavimentação das vias públicas após obras de manutenção realizadas pela concessionária.

Os parlamentares foram recebidos pela Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, e pelo Diretor-Geral Substituto, Carlos Alvim, que os orientaram a encaminhar formalmente as demandas. Assim, um processo específico sobre os fatos trazidos será aberto, com vistas a uma fiscalização nos serviços prestados pela Corsan. Além deste encaminhamento, também foi enfatizada a importância das manifestações individuais por parte dos usuários na Ouvidoria da AGERGS.

Questionada sobre o aditivo contratual firmado entre a concessionária e a Prefeitura Municipal, Luciana esclareceu que a AGERGS analisou o modelo apresentado pela Corsan, e que diversos apontamentos para qualificar o instrumento foram feitos, estando o processo em fase final de análise pelo Conselho Superior.

Na oportunidade, foram também relatados problemas em relação à Estação Rodoviária de Vacaria, que segundo os vereadores atualmente não apresenta as condições esperadas de conforto e segurança aos usuários. Sobre esta questão, Alvim informou que uma equipe da Diretoria de Qualidade dos Serviços será destacada para fiscalizar o cumprimento do contrato