Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

AGERGS prestigia premiação da ANEEL, em Brasília

As melhores distribuidoras de energia elétrica na visão do consumidor receberam o Prêmio ANEEL de Qualidade 2019

Publicação:

premio aneel de qualidade 2019 site
As avaliações das distribuidoras foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil - Foto: ASCOM AGERGS COM FOTO DA ASCOM ANEEL
Por ASCOM ANEEL

As distribuidoras de energia elétrica mais bem avaliadas pelos consumidores – por seus serviços prestados no ano de 2019, receberam nesta quarta-feira (12/02/2020), o Prêmio ANEEL de Qualidade.

Esta é a 17ª edição da premiação, realizada anualmente pela ANEEL e contou com a presença da diretoria colegiada da Agência, do ministro de Minas e Energia (MME) Bento Albuquerque, do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Reive Barros, do diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata, da vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE, Solange David, do presidente da ABRADEE, Marcos Aurélio Madureira, do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés e do Conselheiro Alexandre Nina, chefe da Divisão de Infraestrutura do Ministério das Relações Exteriores.

Na abertura do evento, o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, destacou a premiação como propulsora da melhoria contínua na qualidade dos serviços distribuidoras. “Estamos falando de um Setor que investe 12 bilhões de reais por ano, movimentando a economia dos Estados e do País. De um Setor que é permanentemente cobrado tanto pela ANEEL, quanto pela sociedade a ser mais eficiente e a oferecer melhor qualidade “, disse. O diretor-geral apontou também a importância do diálogo entre as distribuidoras e a sociedade.  “Distribuir energia elétrica, esse bem tão essencial à vida das pessoas, é trabalho que exige planejamento, muito conhecimento de engenharia e competência técnica. Mas ao mesmo tempo também requer sensibilidade e trato para dialogar com todas as camadas da população”, ressaltou Pepitone.

A Celesc Distribuição S.A foi a grande vencedora da tarde e recebeu dois prêmios: Região sul acima de 400 mil unidades consumidoras e Brasil Concessionárias acima de 400mil unidades consumidoras. O governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, recebeu o troféu das mãos do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque – que aproveitou o momento para agradecer o convite. “Já tive oportunidade de mencionar várias vezes o orgulho que tenho da ANEEL, o orgulho do trabalho desenvolvido por todos vocês. Muito obrigado”, disse o ministro.

Em seu discurso, o ministro enalteceu a iniciativa da ANEEL em promover a transparência e a participação da sociedade em seus processos. “O Prêmio ANEEL de Qualidade mais do que valorizar o mérito, estimula a competência, as boas práticas de gestão e a desejável aproximação das distribuidoras com seus clientes. É louvável a iniciativa da Agência de divulgar à sociedade a percepção dos consumidores residenciais com relação aos resultados da gestão das distribuidoras, fomentando a participação pública nos processos típicos da atuação do Estado”, destacou o ministro Bento Albuquerque.

As avaliações das distribuidoras foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, no período de 22/7 a 13/11/2019, que entrevistou 27.308 consumidores, de 596 munícipios atendidos pelas 91 empresas.

As vencedoras receberam troféu, certificado e selo que representa o reconhecimento do consumidor por seu desempenho. 

AGERGS