AGERGS recebe Prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida com as demandas do Município
Agência informa sobre ações regulatórias realizadas e sobre a ampliação da fiscalização dos serviços prestados pela CORSAN
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Nessa terça-feira (11), a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do Rio Grande do Sul (AGERGS), recebeu em reunião o Prefeito Pedro Almeida e secretários, de Passo Fundo, quando reforçou seu compromisso com a qualificação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para a população. Esclareceu, também, sobre as diversas ações regulatórias da Agência, entre elas a ampliação das fiscalizações da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
As principais demandas apresentadas pelo Prefeito foram: a crise no abastecimento de água no município e as denúncias de cobranças indevidas registradas pelo Procon local. A presidente da AGERGS, Luciana Luso de Carvalho, reconheceu a gravidade da situação e destacou que a Agência realizou fiscalização técnica no Município no dia 27 de fevereiro e já instaurou processo de fiscalização sobre cobranças indevidas da Companhia, que têm sido objeto de reclamações em diversos municípios, como Alegrete, São Borja, Nova Petrópolis, Carazinho, Quaraí e Santa Maria, além de problemas no abastecimento de água.
Pedro Almeida também citou os constantes problemas na qualidade da repavimentação das vias públicas após as obras da Companhia.
Segundo Luciana, as reclamações sobre os serviços prestados pela Corsan cresceram significativamente, apresentando uniformidade em diversos municípios, o que aponta para a necessidade urgente de melhorias no procedimento de cobrança da Companhia e de rápido retorno do abastecimento, além de melhor comunicação com a população.
Como encaminhamento, ficou definida a realização de reunião no dia 17 de março entre a AGERGS, a Corsan e a Prefeitura de Passo Fundo para que a companhia apresente um plano de ação concreto, em curtíssimo prazo, para solucionar os problemas apontados.
A AGERGS reforçou, ainda, que os consumidores podem registrar reclamações diretamente com a Agência pelo telefone 0800 979 00 66, caso não sejam atendidos pela Companhia.
Participaram da reunião com o prefeito, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Adolfo de Freitas e o Secretário de Captação de Recursos, Josué Longo. Pela AGERGS, participaram o Diretor-Geral Carlos Alvim, o Diretor de Saneamento e Irrigação Ricardo Pereira da Silva, o Diretor Adjunto Vagner Godoy e o assessor da Divisão de Atendimento ao Usuário Luiz Klippert.