AGERGS se reúne com Prefeito de Gramado para tratar de saneamento e energia elétrica
Encontro na prefeitura encaminhou as principais demandas do município
Publicação:

Na tarde da última quarta-feira (5 de janeiro), a Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, e o Diretor de Saneamento e Irrigação da AGERGS, Ricardo Pereira da Silva, se reuniram com o Prefeito Nestor Tissot no intuito de buscar soluções para os problemas enfrentados no município da Serra em relação à prestação dos serviços regulados pela Agência. A reunião contou com as presenças da Procuradora-Geral, Mariana Reis, e da Secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira da Silva.
Durante a conversa, Tissot relatou as deficiências em relação ao fornecimento de energia. Segundo ele, a disponibilização de rede trifásica no interior do município é uma das maiores demandas da comunidade. A poda de árvores em contato com a rede de alta tensão também é descrita como insuficiente, e a substituição de postes em algumas localidades é outra questão que preocupa o prefeito. Há casos em que as estruturas acabaram por ficar dentro da via, oferecendo risco à circulação de veículos.
Luciana colocou a AGERGS à disposição para sediar uma reunião com a RGE, concessionária responsável pela distribuição em Gramado, para o encaminhamento de ações que resolvam os problemas. O encontro, a ser agendado, deve ocorrer nos próximos dias.
Sobre o saneamento, foram abordados os investimentos, a expansão da rede de distribuição e as estações de tratamento de esgoto, entre outros. Ricardo enfatizou que o contrato de concessão do serviço, assim como seus aditivos, deve se espelhar no Plano Municipal de Saneamento Básico, recepcionando as necessidades locais. Lembrou, ainda, que a fiscalização dos serviços da Corsan nos municípios regulados pela AGERGS é compartilhada com o Executivo Municipal, a quem cabe a fiscalização da repavimentação das vias públicas após as obras de manutenção e expansão da Companhia. À AGERGS compete a fiscalização técnica das instalações, bem como o cumprimento das normas de atendimento aos usuários e das metas de universalização dos serviços, dentre outros aspectos. Nesse sentido, a AGERGS oferece treinamento à Comissão de Fiscalização da Prefeitura, orientando os fiscais sobre a atividade e dando suporte técnico.
A importância das manifestações dos usuários igualmente foi destacada como elemento balizador das ações fiscalizadoras da AGERGS. A percepção do usuário sobre a qualidade dos serviços é fundamental para que falhas e deficiências sejam sanadas. Para tanto, a Agência disponibiliza diversos canais de atendimento e contato, podendo ser acessados clicando aqui.