Em Pauta - Você já ouviu falar das rodovias que tocam música?

WhatsApp Image 2021 06 21 at 15 21 14
No Brasil, o assunto ainda é pouco discutido. - Foto: ASCOM AGERGS
Por ASCOM AGERGS

Imagine você viajando por uma rodovia quando começa a perceber que o asfalto está "tocando música". Isso mesmo. Elevações no pavimento, dispostas de uma maneira próxima, fazem com que os pneus produzam um som quando passam por essa espécie de sonorizador. Esse tipo de artifício é instalado, por exemplo, no acostamento das rodovias. O objetivo é avisar motoristas sonolentos ou desatentos que saem da pista de forma abrupta.

Porém, há alguns anos, países da Europa, Ásia, além dos Estados Unidos, têm investido nestes sonorizadores na pista principal. Quem trafega na velocidade máxima permitida na rodovia consegue ouvir sons diferenciados a partir do espaçamento destas marcas no asfalto.

A rodovia mais conhecida que tem o dispositivo é a Rota 66. Uma parte dela ganhou essa novidade há alguns anos, entre as cidades de Albuquerque e Tijeras, no estado do Novo México.

Segundo a Revista Galileu, em 2014, o Departamento de Trânsito de Novo México teve a ideia. Em parceria com o canal National Geographic e com a empresa San Bar Construction Corp., foi construído um trecho de cerca de 400 metros que toca a música “America the Beautiful”, caso o motorista passe pelo trecho dirigindo a 70 km/h.

- Nestes países, são feitas pequenas ondulações no asfalto para que a passagem dos veículos acabe produzindo a sensação da música. Mas são intervenções bem sofisticadas em rodovias extremamente bem construídas e conservadas - destaca o conselheiro-presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Luiz Afonso Senna, que também é engenheiro civil, pós-Doutorado pela Universidade de Oxford, e PhD em Transportes pela Universidade de Leeds, ambas na Inglaterra.

- Aqui se pode fazer, sim, nos 12% de rodovias que possuem asfalto. Nos restantes 88% que sequer possuem pavimento, a música que toca e de pneus estourando e motores quebrando. Acho interessante, mas pouco agrega efetivamente para os sofridos usuários das rodovias brasileiras - destaca Senna.

Um projeto de lei da deputada Lauriete Rodrigues de Jesus (PSC-ES) tramita na Câmara dos Deputados com o intuito de facilitar a instalação de sonorizadores em ruas, estradas e rodovias do País. A ideia não fala sobre as rodovias que tocam música. Só falam que a intenção é alertar o motorista de perigos e problemas na via. Porém, o assunto ainda é pouco discutido no Brasil.

Fonte: Gaúcha ZH