Fiscalização da AGERGS em Cruz Alta impõe à Corsan pagamento de compensação aos usuários
AGERGS vem monitorando a situação após aumento no número de reclamações por falta d’água
Publicação:

Em razão do desabastecimento de água ocorrido em Cruz Alta nos meses de março, abril e julho deste ano, a Diretoria de Qualidade realizou fiscalização com o objetivo de verificar se a CORSAN efetuou o pagamento da compensação financeira aos usuários atingidos. Os pedidos de excludente da compensação feitos pela concessionária foram indeferidos pela AGERGS.
Com base no acumulado de janeiro a julho de 2023, Cruz Alta apresentou o maior valor de compensação financeira devolvido aos usuários por interrupção no abastecimento, chegando a 33,67% do valor pago a todos os municípios no mesmo período. Na tabela abaixo, os dez municípios com maior número de compensações, representando 88,48% do total.

A AGERGS continua apurando as ações tomadas pela empresa visando a assegurar que novos eventos de desabastecimento não se repitam.
Como medidas frente aos desabastecimentos, a Corsan instalou um novo motor bomba para captação de água bruta, além de motor reserva, instalação de dispositivos com alarme contra alagamento das estações de bombeamento e montagem de dois novos poços localizados nas extremidades de Cruz Alta, para reforçar o sistema de abastecimento de água tratada.
Ricardo Citolin, Diretor de Qualidade da AGERGS, informa ainda que incluiu Cruz Alta em sua Fiscalização Técnica, cujo objeto, entre outros aspectos, envolve a análise dos Planos de Emergência e Contingência (PCEs). A ação in loco está prevista para outubro, e em novembro haverá uma nova Fiscalização Técnica no município, com escopo voltado à vistoria da estrutura da CORSAN para a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.