Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

Fiscalização da AGERGS em Cruz Alta impõe à Corsan pagamento de compensação aos usuários

AGERGS vem monitorando a situação após aumento no número de reclamações por falta d’água

Publicação:

Localização dos novos motores bomba para abastecimento em Cruz Alta
Localização dos novos motores bomba para abastecimento em Cruz Alta

Em razão do desabastecimento de água ocorrido em Cruz Alta nos meses de março, abril e julho deste ano, a Diretoria de Qualidade realizou fiscalização com o objetivo de verificar se a CORSAN efetuou o pagamento da compensação financeira aos usuários atingidos. Os pedidos de excludente da compensação feitos pela concessionária foram indeferidos pela AGERGS.

Com base no acumulado de janeiro a julho de 2023, Cruz Alta apresentou o maior valor de compensação financeira devolvido aos usuários por interrupção no abastecimento, chegando a 33,67% do valor pago a todos os municípios no mesmo período. Na tabela abaixo, os dez municípios com maior número de compensações, representando 88,48% do total.

Município lidera ranking de pagamento de compensações financeiras
Município lidera ranking de pagamento de compensações financeiras

A AGERGS continua apurando as ações tomadas pela empresa visando a assegurar que novos eventos de desabastecimento não se repitam.

Como medidas frente aos desabastecimentos, a Corsan instalou um novo motor bomba para captação de água bruta, além de motor reserva, instalação de dispositivos com alarme contra alagamento das estações de bombeamento e montagem de dois novos poços localizados nas extremidades de Cruz Alta, para reforçar o sistema de abastecimento de água tratada.

Ricardo Citolin, Diretor de Qualidade da AGERGS, informa ainda que incluiu Cruz Alta em sua Fiscalização Técnica, cujo objeto, entre outros aspectos, envolve a análise dos Planos de Emergência e Contingência (PCEs). A ação in loco está prevista para outubro, e em novembro haverá uma nova Fiscalização Técnica no município, com escopo voltado à vistoria da estrutura da CORSAN para a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

AGERGS