AGERGS marca Audiência Pública sobre revisão tarifária da travessia de passageiros entre Rio Grande a São José do Norte
Encontro será oportunidade para comunidade se manifestar sobre o processo
Publicação:

Em reunião realizada na tarde de ontem (21 de maio) na sede da AGERGS, a Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, acompanhada dos Conselheiros Ricardo Giuliani Neto e Marcelo Spilki, relator do processo de revisão tarifária da travessia de passageiros entre Rio Grande a São José do Norte, recebeu comitiva dos dois municípios da região Sul, além do Deputado Estadual Lino Halley e representantes do Deputado Federal Marcio Biolchi, da Deputada Estadual Delegada Nadine e do Deputado Estadual Vilmar Zanchin.
De São José do Norte, estiveram presentes o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Josué Gautério Machado e Nedilandi Amorim Loureiro, respectivamente, o Vereador Luiz Antonio de Lemos, o Diretor Administrativo, Alexandre Carinha Novo, e a Assessora Jurídica Nicole Costa Braga, ambos do legislativo municipal.
De Rio Grande, compareceram o Vice-Prefeito, Paulo Renato Mattos Gomes, o Presidente Câmara Municipal, Vereador Rovam Simões Gonçalves de Castro e o Secretário Municipal de Infraestrutura, Luiz Francisco Spotorno.
Atendendo ao pedido da comunidade, Spilki definiu como local da audiência a Câmara de Vereadores de São José do Norte. O encontro ficou agendado para o dia 5 de junho, às 17 horas, e terá duração de 3 horas. O Conselheiro relator destacou também a importância de haver a licitação do serviço e de se encontrar soluções para os problemas enfrentados pela população. Disse, ainda, que com a união entre a AGERGS, o poder concedente (Metroplan), usuários e municípios, os resultados serão obtidos.
Os presentes relataram que o serviço prestado não está satisfazendo aos usuários. Os horários, reduzidos durante a pandemia, não foram retomados, o que causa transtornos e prejuízos para a população e para as atividades econômicas dos dois municípios, sobretudo de São José do Norte. Foram também citadas a ampliação dos meios de pagamento da passagem e a melhoria das condições de segurança e conforto das embarcações como reivindicações dos usuários.
A Diretora de Regulação Econômica da AGERGS, Ana Carolina Marques Ribeiro, e o Diretor de Transporte e Mobilidade, Airton Rehbein, que também participaram da reunião, esclareceram alguns pontos sobre o processo de revisão tarifária. Rehbein destacou que todos os documentos e informações relativos ao processo estão disponíveis no site da AGERGS, podendo ser acessados e analisados pela população, que igualmente pode se manifestar por escrito, durante o período de Consulta Pública, ou presencialmente, no dia da Audiência Pública agendada.
O Deputado Lino Halley agradeceu a receptividade da Agência, enfatizando que “a AGERGS se aproxima da sociedade como poucas instituições do Estado”. Fez referência à importância do
tema para os usuários do serviço, destacando a grande representatividade presente na reunião.
A Conselheira-Presidente finalizou dizendo que a Agência está à disposição para contribuir na busca das melhores soluções, e informou que, se a comunidade desejar, outra Audiência Pública pode ser realizada com o intuito de tratar especificamente da qualidade do serviço e de aspectos práticos da operação da travessia.