Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

Jovens administradores trabalham pela valorização da profissão

Publicação:

Jovens administradores trabalham pela valorização da profissão
Jovens administradores trabalham pela valorização da profissão
Matéria publicada na revista Master, do CRA-RS, Nº 135, Julho-Agosto/2014, com trechos de entrevista com Luiz Klippert, servidor da Agergs.

Aproximar o conselho dos jovens recém-formados em administração, em busca de troca de conhecimento e de experiências. Essa é a principal missão da câmera jovem (CJA) do CRA-RS, também conhecida como CRA-jovem, instituída em agosto de 2011. Desde então, a câmera é composta por jovens da área que se dedicam a difusão dos valores profissionais e da importância do conselho entre estudantes e profissionais recém- graduados.
Segundo o presidente da CJA, Adm. Fernando Milagre (CRA-RS n° 35.211), identificou-se que muitos dos jovens graduados não tem o conhecimento do seu conselho de classe, das leis e da finalidade do CRA-RS. Por isso, a primeira tarefa, após a institucionalização da câmera, foi estabelecer contato direto com as instituições de ensino superior (IES). “Isso a fim de conscientizar os futuros administradores sobre a importância da nossa profissão para o crescimento e progresso do Brasil, tanto no setor público quanto na tarefa privada”, adiciona o vice-presidente da CJA, Adm. Luiz Klippert (CRA-RS n° 35.499).
A partir do contato com as IES,o CRA-Jovem se coloca á disposição para promover palestras e participar de eventos acadêmicos. Assim, consegue abordar com os estudantes temas como o mercado de trabalho, empreendedorismo, o papel do Administrador neste mercado, mas, além disso, apresentar o Conselho Regional de Administração e suas funções.
“Integramos aulas inaugurais, semanas acadêmicas, formaturas, aulas de disciplinas. Se na universidade começamos a trabalhar essa consciência, os jovens vão, aos poucos, formando outra cultura profissional, outros valores. É um trabalho a médio e longo prazo, mas muito importante de se fazer”, coloca o presidente da Câmera, Adm. Fernando Milagre. Na opinião do Adm. Luiz KLippert, o Administrador, antes de tudo, precisa conhecer e valorizar a sua própria profissão, para, então, buscar o tão desejado reconhecimento como profissional.

Trocando Experiências
Um bate-papo sobre o mercado de trabalho do administrador, um auditório cheio de profissionais e uma intensa troca de cartões e experiências, assim é o evento promovido desde de 2013 pela Câmera jovem. Apesar de recente, o evento já consolidou como uma das atividades de maior sucesso dentro do CRA-RS, tendo realizado, até então, a sua 6º edição: 5 edições na sede do CRA-RS e uma no município de Santo Ângelo. “Apresentando o Administrador ao mercado”, ”Oportunidades no Mercado de Trabalho” e “ Como Acelerar sua Startup” são alguns dos temas já abordados.
Membro da CJA e principal responsável pelo evento, a Adm. Lisandra Compani (CRA-RS n° 33.694) coloca que a atividade tem como propósito não só trazer um assunto para debate, mas também apresentar o Administrador ao mercado, por isso essa preocupação de trazer profissionais de outras áreas. “É interessante observar que a troca de cartões efetivamente acontece. Apesar das redes sociais, o papel ainda esta muito presente. Além disso, muitos nunca haviam participado de um evento de networking. Tem Administrador que veio ao CRA-RS apenas para fazer o registro e nunca mais tinha voltado, até participar da troca de Cartões”, coloca ela.
Membro da CJA, a Adm. Bianca Vaz da Costa (CRA-RS n° 42.834) aproximou-se do Conselho após ter integrado ao evento e, ao fazer parte da Câmara, também passou ao auxiliar na sua realização. “Á medida que fui me aproximando do conselho, da Câmera jovem, também conseguia explicar melhor para as pessoas o quão importante é o trabalho da CRA-RS, de que forma o Conselho atua”, ressalta a Adm. Bianca.


A inquietação Que Leva à Participação
É a vontade de fazer a diferença na profissão que leva muitos desses jovens Administradores a integrarem a CJA. A Adm. Shaiane Lappe de Abreu ( CRA-RA n°39.945), membro da Câmera, conheceu as possibilidades de atuação dentro do Conselho quando foi realizar o seu registro e questionou se havia alguma atividade da qual poderia participar. “Acredito que o primeiro passo, antes de qualquer crítica, é se perguntar: o que você esta fazendo para melhorar a realidade da profissão? Por isso, decidi fazer parte do Conselho, para também fazer algo pela valorização da profissão”, adiciona.
Uma das características da CJA é que todos trabalham juntos para desenvolver as atividades da Câmara, mas todos se dividem nas tarefas.
“Assim como em uma empresa cada um tem uma função especifica, na Câmara, cada membro desenvolve atividade principal, apesar de todos se ajudarem“, ressalta a Adm. Lisandra. O Adm. Júlio César Vargas (CRA-RS n° 23.218), por exemplo, representa a CJA e o CRA-RS nas formaturas, principalmente na região sul do estado. “Antes da formatura, sempre realizo um contato com os formandos, passando informações sobre CRA-RS e sobre a CJA, convidando-os para nos conhecer. Cada membro da CJA auxilia da melhor forma possível”.
Além de o trabalho interno ser realizado em conjunto, a Câmara estabeleceu importantes parcerias com diversas entidades representativas, tais como a federação de empresas juniores, o CDL- jovem, a FARSUL- jovem, a Comissão do Jovem Advogado / OAB e a FAJERS ( Federação de associações de Jovens Empresários). “Entendemos que o trabalho em conjunto com outros movimentos juvenis produz um resultado mais eficiente, abrindo novas perspectivas aos jovens que buscam seu espaço no mercado. Um ótimo exemplo dessa parceria de sucesso foi a realização, em setembro de 2013, do Congresso Gaúcho de Jovens Lideranças Empresariais, que reuniu grandes nomes do empresariado pra discutir o perfil do líder do futuro“, explica o vice-presidente Adm. Luiz Klippert.

Interiorização e expansão da câmara jovem
Entre as principais metas da câmara jovem está expandir suas ações para o interior do Rio Grande do Sul. “O CRA-RS é uma instituição estadual, tem que abranger o Estado. Por isso, o nosso projeto é criar representações da CJA no interior, em parceria com as Seccionais, buscar uma aproximação dos jovens da área de Administração com os Delegados Regionais“, explica o presidente da CJA, Adm. Fernando Milagre.
Segundo o vice-presidente, Adm. Luiz Klippert, a ideia é que a interiorização da Câmara ocorra ainda em 2014. “Nosso objetivo é, até o final do ano, criar um núcleo da CJA em Caxias do Sul e em Pelotas. Depois, expandir para as demais cidades em que haja seccionais do CRA-RS”. Conforme Klippert, a Câmara também tem como projeto ampliar o trabalho que já vem sendo realizado. “Pretendemos aumentar o número de palestras dentro das universidades, ampliar as parcerias, fazer com que a Câmara se torne mais presente nos eventos das outras entidades, consolidando o trabalho da CJA”. Assim, busca ampliar, cada vez mais, seu trabalho de conscientização entre os jovens Administradores sobre a importância de se valorizar a profissão.
  
AGERGS