Seminário de Usuários Voluntários revê o ano e aponta novos desafios na regulação para 2020

20191212161940site mg 9166
Durante o seminário, foram prestados esclarecimentos e acolhidas sugestões dos presentes. - Foto: Cíntia Esther Fuchs/ASCOM AGERGS

O XV Seminário de Usuários Voluntários é uma realização da AGERGS que aproxima o cidadão na regulação dos serviços públicos delegados, promovendo a qualidade e a eficiência no atendimento à população.

A AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS) promoveu, na quarta-feira, 11, o XV Seminário de Usuários Voluntários na Sala de Sessões Romildo Bolzan, sede da Autarquia. Prestigiaram o evento usuários voluntários cadastrados da Agência, que contribuem para o aperfeiçoamento da prestação dos serviços públicos; dirigentes e servidores.

O seminário iniciou-se com a apresentação do Diretor-Geral da AGERGS, Odair Gonçalves, sobre a atuação da Agência Reguladora nas áreas do saneamento básico; energia elétrica (convênio com a ANEEL) e perspectiva de regulação dos serviços de distribuição de gás canalizado;transporte rodoviário; estações rodoviárias; travessias hidroviárias e, também, polos rodoviários (estes, regulados até dezembro de 2013). Gonçalves destacou, na oportunidade, que com as concessões da distribuição de gás canalizado da Sulgás e de rodovias estaduais, o Governo do Estado está preparando uma reestruturação da AGERGS para o enfrentamento de novos desafios. Na ocasião, foi apresentado o novo Coordenador da Ouvidoria, Sr. Jorge Jardim, no entanto, a apresentação seria realizada pelo ex-Ouvidor, Sr. Eduardo Mesquita, dada a recente decisão de nomeação para o cargo.

Após, o ex-Ouvidor da AGERGS, Eduardo Mesquita, explanou sobre o sistema de Ouvidoria, todo o funcionamento do registro das manifestações dos usuários, bem como as estatísticas de elogios, reclamações, solicitações e informações dos usuários. Durante a apresentação, Mesquita também esclareceu dúvidas aos usuários presentes. Os esclarecimentos também foram prestados pelo Conselheiro Luiz Henrique Mangeon, que acolheu algumas sugestões e reclamações pontuais dos participantes que vieram de vários municípios do Estado e região metropolitana.