Secretaria da Reconstrução Gaúcha

Vereadores de Restinga Seca pedem soluções para problemas na RSC-287

Dificuldades nos acessos e deterioração do acostamento estão entre as principais reclamações

thumbnail Restiga Seca
Vereadores foram recebidos na sede da Agência - Foto: ASCOM/Agergs

Na tarde de ontem (04 de julho), a Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, recebeu o Presidente da Câmara Municipal do município, Altamir José Noro, acompanhado dos vereadores Abel Oliveira dos Santos e Elton dos Santos Almeida para tratar dos problemas enfrentados pelos usuários da rodovia na região de Restinga Seca. Da reunião também participaram o Diretor-Geral da AGERGS, Carlos Alvim, e o Diretor de Qualidade dos Serviços, Ricardo Citolin.

Os parlamentares dizem considerar morosas as ações da concessionária. Alguns dos problemas são anteriores às enchentes, como os observados próximo à Base Aérea de Santa Maria. Também citaram lentidão excessiva nas praças de pedágio, outro exemplo de dificuldade sem relação com o evento climático.

Luciana informou que o relato será incluído no processo de fiscalização da rodovia, e que a Agência esteve in loco para verificar os danos e o trabalho de reconstrução dos trechos mais atingidos. Disse, ainda, que em razão da extensão dos estragos, alguns prazos relativos às obrigações da Rota de Santa Maria, responsável pela concessão, foram suspensos. Segundo ela, os trabalhos de recuperação estão sendo realizados, e a AGERGS irá monitorar a sua evolução.

Citolin explicou que, no primeiro momento, a prioridade foi a retomada dos serviços, e que serão necessários investimentos vultosos para reconstruir toda a infraestrutura destruída. Alvim solicitou que os vereadores formalizem o relato apresentado, com dados dos trechos mais precários, fotografias e demais informações que possam subsidiar uma fiscalização específica para essa área da concessão.

Por fim, a Conselheira-Presidente colocou a AGERGS à disposição da Câmara Municipal e da Prefeitura do município, não apenas para a questão em pauta, mas para todos os serviços regulados pela Agência.