Vereadores de Santa Rosa visitam a AGERGS
Parlamentares trouxeram demandas relacionadas ao saneamento no município
Publicação:

Na manhã desta quinta-feira (03 de julho), os Vereadores Rafael Rufino e Luis Carlos Martins, de Santa Rosa, estiveram na AGERGS para tratar do saneamento no município. Os parlamentares foram recebidos pela Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, acompanhada do Diretor Substituto de Saneamento e Irrigação (DSI), Vagner Godoy, e pelo engenheiro da DSI Thiago Foppa.
Rufino e Martins relataram os principais problemas enfrentados em relação aos serviços prestados pela CORSAN, como a construção de estações de tratamento de esgoto em loteamentos. O Diretor Vagner Godoy explicou que o Regulamento dos Serviços de Água e Esgoto Unificado (RSAE), aprovado pela AGERGS, traz as regras que disciplinam a situação, apresentando a atuação da Agência como entidade reguladora responsável pela normatização do serviço.
Outro tema que preocupa a comunidade é a deficiência na execução dos serviços de repavimentação das vias do município após abertura de valas para manutenção e expansão de redes. Os vereadores apontaram a demora na repavimentação e a baixa qualidade da execução após as obras de manutenção e expansão de redes. A Conselheira-Presidente lembrou que muitos relatos semelhantes estão sendo trazidos por municípios do interior.
Também foi abordada a questão relativa aos imóveis com soleira negativa (aqueles que estão abaixo do nível da rede coletora de esgoto). O assunto foi objeto de decisão cautelar da AGERGS, que suspendeu a cobrança da categoria residencial em todos os municípios conveniados.
Luciana reiterou aos vereadores a importância das manifestações dos usuários pelos canais da Divisão de Atendimento ao Usuário da AGERGS para registrar suas reclamações sobre o serviço. Tais registros são importantes balizadores para o aferimento da qualidade dos serviços, e irão subsidiar as fiscalizações realizadas pela Agência. Também colocou a AGERGS à disposição do município para auxiliar na condução das melhores soluções para os problemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e dos demais serviços públicos regulados pela Agência.