AGERGS e SELT buscam soluções para o transporte hidroviário entre Rio Grande e São José do Norte
Problemas se intensificam em época de férias e veraneio
Publicação:
Na tarde desta quarta-feira (22 de janeiro), a Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, e o Conselheiro Lucas Fuhr se reuniram com o Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer, o Deputado Estadual Halley Lino, o Diretor de Infraestrutura Hidroviária Adjunto da Secretaria de Logística e Transporte (SELT), Reinaldo Gambim, e Bruno Almeida, Assessor Técnico da Portos RS, para debater meios de solucionar os problemas que vêm sendo enfrentados pelos usuários do serviço. Também estiveram presentes o Diretor-Geral Adjunto da AGERGS, Vinícius Ilha, e técnicos da Agência, bem como assessores dos deputados.
Além do descumprimento da tabela horária, também são observadas dificuldades de operação, como espaço limitado para manobras e locais de embarque com estrutura inadequada. Atualmente o serviço é prestado por duas empresas, o que é citado como fator que dificulta a operação.
Luciana informou que no final de 2024 a AGERGS realizou uma fiscalização no local, e que nova fiscalização será feita em breve. “A Agência vem trabalhando para que o serviço seja regularizado”, completou. A Conselheira-Presidente sugeriu que a SELT, poder concedente do serviço, edite Portaria com a tabela de horários, o que permite uma cobrança mais efetiva de seu cumprimento, tanto pela população como da área de fiscalização da AGERGS.
Nas próximas semanas será realizada reunião no Município de Rio Grande, quando devem ser divulgadas as novas diretrizes a serem seguidas pelos prestadores do serviço.