Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

AGERGS participa de Audiência Pública sobre os serviços da Corsan na Assembleia Legislativa

Evento foi promovido pela Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado

Publicação:

IMG 20250410 103628685 HDR
Usuários, vereadores e lideranças manifestaram insatisfação com os serviços da Corsan

Com o tema “Grave crise no abastecimento de água enfrentada pela população gaúcha, abastecida pela AEGEA/Corsan”, o Plenarinho da Assembleia Legislativa recebeu na manhã desta quinta-feira (10 de abril) representantes da concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 317 municípios do Estado, Deputados Estaduais, Vereadores e usuários para discutir a qualidade dos serviços prestados pela Corsan.

A AGERGS esteve representada pelo Conselheiro Vice-Presidente, Marcelo Spilki, acompanhado do Conselheiro Lucas Fuhr, do Diretor-Geral, Carlos Alvim, do Diretor-Adjunto de Saneamento e Irrigação (DSI), Vagner Godoy, do Engenheiro da DSI, Ricardo Citolin e do Assessor Luiz Klippert.

Durante o encontro, os presentes apresentaram diversas reclamações em relação aos serviços prestados pela Corsan, demonstrando preocupação com as frequentes interrupções no abastecimento, com a qualidade da água e com as cobranças abusivas e o mau atendimento aos usuários.

Em sua manifestação, Spilki enfatizou o papel da AGERGS na Regulação de dez serviços essenciais à população do RS, responsável pela normatização setorial, fiscalização e regulação econômica. Assegurou que a Agência vem acompanhando as crescentes reclamações sobre os serviços da Corsan, e que a fiscalização está sendo intensificada, perante a insatisfação dos usuários.

IMG 20250410 113053885 HDR
Marcelo Spilki apresentou a atuação da AGERGS

A AGERGS vem comparecendo a todas as Audiências Públicas às quais é convidada, para tratar do abastecimento de água, do fornecimento de energia elétrica e de outros serviços regulados. A Agência amplia sua presença nos municípios do interior, visitando prefeituras e câmaras de vereadores com o objetivo de se aproximar das comunidades e pautar de forma mais abrangente as fiscalizações.

O Diretor-Geral, Carlos Alvim, explanou sobre as ações fiscalizadoras, que monitoram a pressão nas redes de abastecimento de água, verificam o atendimento à população e o cumprimento do Regulamento dos Serviços de Água e Esgoto Resolução Normativa 66. Enfatizou a importância das manifestações individuais na Divisão de Atendimento ao Usuário (DAU) da AGERGS, pelo telefone 0800 979 00 66 ou nos demais canais de atendimento, Confira neste link . 

O DG informou, ainda, sobre a Resolução Decisória 797/2025 que suspendeu a cobrança e o corte do abastecimento nos casos de irregularidades na medição. Sobre esta decisão, leia mais em AGERGS suspende temporariamente cobrança de multas pela Corsan e cortes no abastecimento de água nos casos de irregularidade . 

O encontro contou ainda com a presença dos Deputados Estaduais Leonel Radde, Presidente da comissão, Miguel Rossetto, proponente da Audiência, Stella Farias, Halley Lino, Valdeci Oliveira e Jeferson Fernandes. Também se manifestaram, o Defensor Público do Estado, dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU), Felipe Kirchner, e o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica do Ministério Público (CAOCON), Procurador de Justiça André Marchesan.

AGERGS