AGERGS participa de Audiência Pública sobre os serviços da Corsan na Assembleia Legislativa
Evento foi promovido pela Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado
Publicação:

Com o tema “Grave crise no abastecimento de água enfrentada pela população gaúcha, abastecida pela AEGEA/Corsan”, o Plenarinho da Assembleia Legislativa recebeu na manhã desta quinta-feira (10 de abril) representantes da concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 317 municípios do Estado, Deputados Estaduais, Vereadores e usuários para discutir a qualidade dos serviços prestados pela Corsan.
A AGERGS esteve representada pelo Conselheiro Vice-Presidente, Marcelo Spilki, acompanhado do Conselheiro Lucas Fuhr, do Diretor-Geral, Carlos Alvim, do Diretor-Adjunto de Saneamento e Irrigação (DSI), Vagner Godoy, do Engenheiro da DSI, Ricardo Citolin e do Assessor Luiz Klippert.
Durante o encontro, os presentes apresentaram diversas reclamações em relação aos serviços prestados pela Corsan, demonstrando preocupação com as frequentes interrupções no abastecimento, com a qualidade da água e com as cobranças abusivas e o mau atendimento aos usuários.
Em sua manifestação, Spilki enfatizou o papel da AGERGS na Regulação de dez serviços essenciais à população do RS, responsável pela normatização setorial, fiscalização e regulação econômica. Assegurou que a Agência vem acompanhando as crescentes reclamações sobre os serviços da Corsan, e que a fiscalização está sendo intensificada, perante a insatisfação dos usuários.

A AGERGS vem comparecendo a todas as Audiências Públicas às quais é convidada, para tratar do abastecimento de água, do fornecimento de energia elétrica e de outros serviços regulados. A Agência amplia sua presença nos municípios do interior, visitando prefeituras e câmaras de vereadores com o objetivo de se aproximar das comunidades e pautar de forma mais abrangente as fiscalizações.
O Diretor-Geral, Carlos Alvim, explanou sobre as ações fiscalizadoras, que monitoram a pressão nas redes de abastecimento de água, verificam o atendimento à população e o cumprimento do Regulamento dos Serviços de Água e Esgoto Resolução Normativa 66. Enfatizou a importância das manifestações individuais na Divisão de Atendimento ao Usuário (DAU) da AGERGS, pelo telefone 0800 979 00 66 ou nos demais canais de atendimento, Confira neste link .
O DG informou, ainda, sobre a Resolução Decisória 797/2025 que suspendeu a cobrança e o corte do abastecimento nos casos de irregularidades na medição. Sobre esta decisão, leia mais em AGERGS suspende temporariamente cobrança de multas pela Corsan e cortes no abastecimento de água nos casos de irregularidade .
O encontro contou ainda com a presença dos Deputados Estaduais Leonel Radde, Presidente da comissão, Miguel Rossetto, proponente da Audiência, Stella Farias, Halley Lino, Valdeci Oliveira e Jeferson Fernandes. Também se manifestaram, o Defensor Público do Estado, dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU), Felipe Kirchner, e o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica do Ministério Público (CAOCON), Procurador de Justiça André Marchesan.