Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Reconstrução Gaúcha
Início do conteúdo

AGERGS realiza novas fiscalizações dos serviços da CEEE Equatorial

Qualidade do atendimento, subestações e alimentadores estão sendo verificados pelas equipes técnicas

Publicação:

IMG 20241017 WA0012
Engenheiros da AGERGS durante fiscalização na Zona Sul do Estado

Dando sequência à agenda de fiscalizações, equipes da Gerência de Energia Elétrica e Gás Canalizado da AGERGS estiveram em campo entre os dias 23 e 27 de setembro para verificar a qualidade do atendimento presencial e do Call Center da distribuidora.

Fiscalização
Equipe da AGERGS verifica subestação em Pelotas

Durante a atividade, foram fiscalizadas as condições gerais das estruturas de atendimento, dos recursos humanos e dos serviços e processos em postos de atendimento nos municípios de Alvorada, Camaquã, Canguçú, Capivari do Sul, Jaguarão, Osório, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul, Tapes, Torres, Tramandaí, Turuçú e Viamão. São verificadas informações relativas aos atendimentos, encerrados e em andamento, realizadas por equipes próprias ou terceirizadas.

Em outra ação fiscalizadora, iniciada em 4 de outubro, os engenheiros da AGERGS estão verificando subestações e alimentadores na área de concessão da CEEE Equatorial. A atividade deve ser concluída nos próximos dias. Nesta fiscalização, são vistoriadas as condições de manutenção de redes e equipamentos de subestações, cujas fontes de energia partem de 14 municípios da área de concessão (Areal, Arroio Grande, Bagé, Canguçu, Dom Pedrito, Jaguarão, Palmares do Sul, Pelotas, Pinhal, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do sul, Terra de Areia e Viamão), além da quantidade de equipes de atendimento emergencial por regional, e seus respectivos turnos, dos programas de manutenção, planos de obras e previsão de demanda, entre outros quesitos técnicos. A abrangência da atividade envolve também municípios e localidades adjacentes.

Fiscalização
Fiscalização verifica as instalações da concessionária

Os dados coletados serão analisados pelas áreas técnicas e irão subsidiar o relatório, que deve ser consolidado em algumas semanas.

A atuação da AGERGS no setor elétrico é decorrente do contrato de metas anual com a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e a Agência Estadual, nos quais são delegadas, entre outras, as atividades de fiscalização.

Tal delegação confere à AGERGS a competência para fiscalizações e aplicação de penalidades aos agentes do setor.  De 2022 a 2024 a AGERGS já aplicou, em decorrência de sua atuação fiscalizadora, mais de 135 milhões em multas às distribuidoras do Rio Grande do Sul.

AGERGS